Quarta, 26 Agosto 2015 13:28

feaMun - I Modelo das Nações Unidas da FEA-RP

Avalie este item
(6 votos)

O Centro Acadêmico Flaviana Condeixa Favaretto realizou de 21 a 23 de agosto o evento de negociações feaMUN – I Modelo das Nações Unidas da FEA-RP.


O evento contou com a participação de alunos de diversos cursos como enfermagem, direito, relações internacionais, marketing, letras, além dos estudantes dos cursos oferecidos pela Faculdade.


Foram 14 delegações representando os países e ONGs participantes do Conselho de Segurança da ONU. O tema escolhido para as simulações foi “A Crise na Ucrânia e o Segundo Acordo de Minsk”.


O feaMUN também contou com a simulação da cobertura da imprensa. Os estudantes representaram os veículos CNN, El País, El Mundo, Russia Today e Sensacionalista. O material está disponível no site www.caflaviana.com/#!feaMUN-2015-Encerramento/c21cu/55db3ee00cf21fd94cc3dcba


“A simulação desenvolve nos alunos capacidades dificilmente desenvolvidas em sala de aula”, disse Matheus Andrade, membro do comitê organizador do evento e aluno da FEA-RP. “As simulações conseguem desenvolver a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as necessidades e respeitar as diferenças.”


Assim como na ONU, ao final do feaMUN foi criada uma proposta de resolução do conflito na Ucrânia. Dezesseis das 18 cláusulas apresentadas foram aprovadas. De acordo com os organizadores, emendas foram introduzidas ao documento, que será disponibilizado no site do Centro Acadêmico em breve.


- A ideia
A ideia de realizar um evento de simulações na FEA-RP surgiu em 2014 do interesse de alunos como Ruan Cursino Thomé. Ele conta que em sua escola de Ensino Médio, localizada em São José dos Campos, os eventos de simulações eram constantes e que ao vir para Ribeirão Preto percebeu, junto a outros colegas, a necessidade do município receber um evento desse tipo.


De acordo com ele, o objetivo agora é corrigir alguns pequenos erros para que a próxima edição, já prevista para daqui um ano, seja um sucesso maior ainda.


Mais informações sobre o feaMUN estão disponíveis no site www.caflaviana.com/#!feamun/c12e7 e na página do Facebook: www.facebook.com/feamun

 

Fotos: Centro Acadêmico

Lido 3498 vezes Última modificação em Quarta, 26 Agosto 2015 13:34