Quarta, 14 Outubro 2015 13:22

Professor e aluna apresentam pesquisa em encontro de presidentes de cooperativas do RS

Avalie este item
(1 Voto)

O professor do Departamento de Contabilidade Sigismundo Bialoskorski Neto e a ex-aluna de mestrado Paola Richter Londero apresentaram trabalho no 4º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas do Rio Grande do Sul (Epecoop), no dia 8 de outubro.

Docente e aluna apresentaram os principais resultados da pesquisa “Demonstração do valor adicionado como instrumento de evidenciação do impacto econômico e social das cooperativas agropecuárias – RS”, desenvolvido por Paola no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, sob a orientação do professor Bialoskorski Neto.

O Encontro foi realizado na cidade de Lajeado e teve como objetivo reunir dirigentes de cooperativas para a discussão dos cenários econômicos e apresentar modelos de gestão cooperativa. No evento, Paola teve a oportunidade de entregar a dissertação de mestrado em mãos para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Perius. Ele informou que o trabalho será publicado pela editora do Sescoop/RS devido à sua importância.

- Pesquisa
Um dos principais destaques da pesquisa desenvolvida por Paola é propor a alteração no tratamento contábil das cooperativas, no que se refere à utilização da Demonstração do Valor Adicionado (DVA). De acordo com a pesquisadora, a DVA é um instrumento adequado para a evidenciação do impacto econômico e social das cooperativas. “Entretanto, ainda necessita ser aprimorado para atender as necessidades de evidenciação da dupla natureza das sociedades cooperativas. Por essa razão, o estudo teve como objetivo investigar quais alterações são necessárias e como a DVA deve ser analisada para possibilitar o aumento da informação sobre tais entidades."

A pesquisa desenvolvida por Paola foi apontada pela banca examinadora da dissertação de mestrado a se tornar livro e Norma Contábil Brasileira.


Foto: Epecoop

Apresentacao Ocergs 3

Sigismundo Bialoskorski Neto e Paola Richter Londero apresentaram a pesquisa

Lido 2441 vezes Última modificação em Quarta, 14 Outubro 2015 14:59