Terça, 14 Abril 2020 13:22

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão se adapta aos novos tempos de pandemia

Avalie este item
(0 votos)

Dando seguimento à demonstração de como as Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo (USP) estão funcionando em tempos de isolamento e trabalho a distância, o Jornal da Usp no Ar conversou com a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, que explicou como está o atendimento neste momento.

 

Maria Aparecida esclarece que o site da Pró-Reitoria de Cultura sofreu uma transformação e que isso já estava sendo pensado há um bom tempo. “A gente queria tornar o site mais amigável, ou seja, que as pessoas pudessem realmente, de uma maneira bastante rápida, encontrar aquilo que elas estão procurando”, comenta a pró-reitora.

 

No entanto, essa não foi a única modificação feita pela PRCEU na tentativa de se adequar ao isolamento. “Neste momento em que todos estão em quarentena, surgiu a ideia de oferecer o USP Cultura em Casa, que pode ser acessado pelo endereço cultura.usp.br, onde a pessoa vai encontrar vários temas, mostrando o que a USP disponibiliza em termos de cultura para a sociedade”, detalha Maria Aparecida.

 

É importante citar que essa seção do site de Cultura e Extensão tem uma alimentação permanente, ou seja, as pessoas sempre verão novidades com conteúdos próprios. Isso é possível graças aos contatos diários feitos com as unidades de ensino, e isso inclui, por exemplo, temáticas do Cinusp, do Coral da USP (Coralusp), da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e também obras que podem ser acessadas.

 

Maria Aparecida explica, ainda, que os projetos da PRCEU não pararam e cita a proposta em parceria com o Banco Santander. Ao longo dos últimos anos, o banco ofereceu recursos para a USP fomentar atividades de extensão com cunho cultural, no intuito de levar informação para a sociedade. Mesmo em tempos de covid-19, a PRCEU manteve o calendário de inscrição do 5º Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão. O edital atende a docentes que tenham propostas de ações voltadas à sociedade e está distribuído entre as áreas de humanidades, ciências da saúde e biológicas, além de ciências exatas.

 

A pró-reitora finaliza, esclarecendo que a USP, dentro do possível, está em pleno funcionamento, a não ser em matérias e atividades que exigem uma carga prática. A ajuda mútua entre os órgãos da USP tem sido fundamental para isso acontecer, e ela inclusive cita o papel da equipe de TI por manter essa estrutura.

 

Mais informações na entrevista disponível aqui.

Lido 879 vezes