Amaury José Rezende

Telefone: (0xx16)3315-0503

E-Mail: amauryj [at] usp.br

Currículo Lattes

Professor Titular na Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Administração Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Livre-docente em Contabilidade Tributária pela FEARP/USP (2015). Pós-Doutor pela Justus Liebig - University Giessen-Alemanha (2010). Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Professor Bolsa Produtividade PQ-2 - CNPQ. Possui diversos artigos acadêmicos publicados em revistas científicas de contabilidade e administração. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade de Ribeirão Preto (Turma Dinter PPGCC/UFPA). Coordenador do Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária (Certificado pelo CNPq e USP); Organizador e coordenador do Workshop em Contabilidade e Tributação e Coordenador do curso de MBA em Gestão Tributária pela FUNDACE. Ex-Editor Chefe da Revista de Contabilidade e Organizações (2007 a 2014). Autor dos Livros de Contabilidade tributária (2010) e de Contabilidade do Terceiro Setor (2012), ambos pela Ed. Atlas. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade tributária, controladoria e gestão tributária, e finanças e contabilidade pública. Assumiu diversas funções administrativas e participa de colegiados da FEARP, PRPG e dos Órgãos Centrais da Universidade de São Paulo. Foi vice-chefe do Departamento de Contabilidade FEARP, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) de 2018 a 2020, foi Presidente da Comissão de Pós-graduação da FEARP ((2020 a set/2022). Atualmente, é Vice Presidente da Comissão de Pós-graduação da FEARP (2022 a set/2024) e é Diretor Geral do Departamento de Administração da USP, (2022 a 2025).

Linhas de pesquisa

Contabilidade Tributária

Grupos de Pesquisa

DGP

Artigos selecionados

• The effects of length of service and ethical ideologies on moral development and behavioral intentions: a study among Brazilian public sector tax auditors.

JOURNAL OF APPLIED ACCOUNTING RESEARCH. vol. 4, p. 61, 2019

MALAGUENO, R.; PILLALAMARRI, S.; REZENDE, A. J.; MORAES, M. B. C.

• An analysis of the deinstitutionalization of inflation-adjusted accounting practices in Brazilian companies

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). vol. 23, p. 33-51, 2012

REZENDE, A. J.; GUERREIRO, R.; DALMACIO, F. Z.

• Strategic responses to institutional pressures, and success in achieving budget targets: A survey at a multinational company

INTERNATIONAL JOURNAL OF ACCOUNTING AND INFORMATION MANAGEMENT (PRINT). vol. 15, p. 50-66, 2007

FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B.; REZENDE, A. J.