Carlos Alberto Grespan Bonacim

Telefone: (0xx16)3315-9014

E-Mail: carlosbonacim [at] usp.br

Currículo Lattes

Possui Graduação em Ciências Contábeis (2004), Mestrado em Controladoria e Contabilidade (2006), Doutorado em Controladoria e Contabilidade (2009) e Livre-docência em Contabilidade Governamental (2017) pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atualmente é chefe do Departamento de Contabilidade, membro titular do Conselho do Departamento de Contabilidade e da Congregação da FEA-RP. Tem experiência na área de Contabilidade Governamental, com ênfase em Controladoria na Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos e orçamentação no setor público, avaliação de desempenho (saúde/hospitais e educação) e contabilidade pública governamental.

Linhas de pesquisa

Controladoria e Contabilidade Pública Governamental

Grupos de Pesquisa

DGP

Artigos selecionados

• Práticas de barganha política por meio da execução orçamentária federal

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (IMPRESSO). vol. 54, p. 1361-1381, 2020

GRATON, L. H. T.; GRESPAN BONACIM, CARLOS ALBERTO; SAKURAI, S. N.

• Urgent need for standardised guidelines for reporting healthcare costs in ICUs - Results of an integrative review of costing methodologies

INTENSIVE AND CRITICAL CARE NURSING. vol. 54, p. 39-45, 2019

RICCI DE ARAÚJO, THAMIRIS; PAPATHANASSOGLOU, ELIZABETH; GONÇALVES MENEGUETI, MAYRA; AUXILIADORA-MARTINS, MARIA; GRESPAN BONACIM, CARLOS ALBERTO; LESSA DO VALLE, MARIA EULÁLIA; LAUS, ANA MARIA

• Obtenção de patentes na indústria do Estado de São Paulo: uma análise utilizando regressão logística

PRODUÇÃO (SÃO PAULO. IMPRESSO). vol. 19, p. 261-273, 2009

PACAGNELLA JUNIOR, A. C.; PORTO, G. S.; KANNEBLEY JUNIOR, S.; SILVA, S. L.; BONACIM, C. A. G.

• Valor econômico agregado por Hospitais Universitários Públicos

RAE (IMPRESSO). vol. 49, p. 419-443, 2009

BONACIM, C. A. G.; ARAUJO, A. M. P.