Davi Rogério de Moura Costa

Telefone: (0xx16)3315-3886

E-Mail: drmouracosta [at] usp.br

Currículo Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998), Mestre em Economia Aplicada pela mesma Escola em 2005, obtive meu Doutorado em Economia na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV) em 2010 e defendi minha tese de Livre Docência em 2023 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP). Local, onde atuo como Professor Associado na FEARP/USP e Coordeno o Grupo de Pesquisa e Extensão - Observatório de Cooperativas (Obscoop). Minhas experiências estão sendo consolidadas na área de Economia de Empresas com ênfase nos Temas de Governança e Gestão de Organizações Cooperativas. Por exemplo, aplicando os conceitos da Teoria da Informação e Contratos Incompletos para entender os processos de gestão, cooperação e competição entre Cooperativas Agropecuárias e de Crédito Brasileiras.

Linhas de pesquisa

Contratos e Teoria da Informação

Economia das Organizações de Propriedade Coletiva

Governança Corporativa com ênfase em Cooperativas

Artigos selecionados

• The Determinants of Ownership Structure: Evidence from Brazilian Agricultural Cooperatives

AGRIBUSINESS (NEW YORK, N.Y. PRINT). vol. 29, p. 62-79, 2013

DE MOURA COSTA, DAVI R.; CHADDAD, FABIO; FURQUIM DE AZEVEDO, PAULO

• Separação entre propriedade e decisão de gestão nas cooperativas agropecuárias brasileiras

REVISTA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL (IMPRESSO). vol. 50, p. 285-300, 2012

COSTA, D. R. M.; CHADDAD, F. R.; AZEVEDO, P. F.

• Determinantes da separação entre propriedade e gestão nas cooperativas agropecuárias brasileiras

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (FEA-USP). vol. 47', p. 581-595, 2012

Davi Rogério de Moura Costa; FURQUIM DE AZEVEDO, PAULO; CHADDAD, F. R.