Maisa de Souza Ribeiro

Telefone: (0xx16)3315-4747

E-Mail: maisorib [at] usp.br

Currículo Lattes

Professora titular, a partir de 2010, no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FEARP, em regime RDIDP, onde ingressou em 1997. Obteve o título de livre docente em 2005; doutora e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo pela FEA/USP, respectivamente, 1998 e 1992; graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1986. Em 2019, foi agraciada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo com a medalha Horácio Berlinck por distinção na área acadêmica. Foi presidente da comissão de pós-graduação da FEA-RP/USP e coordenadora do programa de pós-graduação de controladoria e contabilidade da FEA-RP/USP. Foi diretora científica, no ano de 2017, da Anpcont - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Foi dirigente da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, de 2017 a 2019 como vice-diretora e de 2020-2021 como diretora. É líder do grupo de pesquisa Estudos Socioambientais em Contabilidade; participa do grupo de pesquisa Informações Contábeis - Incont. Em 2023 atuou como membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade do CFC.e coordenadora do Comitê Educacional em Sustentabilidade da Anpcont. É co-organizadora da Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental, em conjunto com professores da UFRJ, UFBA, UnB e UFSC, desde 2009. Atua na área de contabilidade financeira, com ênfase em temas relacionados com sustentabilidade, como contabilidade ambiental, responsabilidade socioambiental, créditos de carbono, relato integrado e objetivos do desenvolvimento sustentável.

Linhas de pesquisa

Contabilidade Ambiental