Luciano Nakabashi

Telefone: (0xx16)3315-3908

E-Mail: nakabashi [at] fearp.usp.br

Currículo Lattes

possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Foi aluno visitante do programa de doutorado em economia da FGV-RJ (2003), do programa de pós-graduação em economia e demografia da Universidade do Texas em Austin (2004/2005) e pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2016/2017). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da FEA-RP/USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Conjuntura Econômica e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: capital humano e crescimento econômico; relações existentes entre capital humano e instituições; os impactos da mudança estrutural sobre o crescimento; pobreza e desenvolvimento econômico; determinantes da criminalidade.

Linhas de pesquisa

- Capital humano, Instituições e Crescimento

Crescimento e Desenvolvimento Econômico com ênfase nas seguintes relações:

- Exportações, Mudança estrutural e Crescimento

Artigos selecionados

• Factors of production, productivity, institutions, and development: Evidence from Brazil

REVIEW OF DEVELOPMENT ECONOMICS. vol. 27, p. 1-22, 2023

PEREIRA, A.E.G; NAKABASHI, L.

• Poverty and economic development: Evidence for the Brazilian states

REVISTA ECONOMIA DA ANPEC. vol. 19, p. 445-458, 2018

NAKABASHI, L.

• Institutions and growth: a developing country case study

JOURNAL OF ECONOMIC STUDIES (BRADFORD). vol. 40, p. 614-634, 2013

NAKABASHI, L.; SACHSIDA, A.; PEREIRA, A.E.G

• Mensurando os impactos diretos e indiretos do capital humano sobre o crescimento

REVISTA DE ECONOMIA APLICADA. vol. 12, p. 151-171, 2008

NAKABASHI, L.; FIGUEIREDO, L.

• Human Capital Quality in the Brazilian.

REVISTA ECONOMIA DA ANPEC. vol. 8, p. 211-229, 2007

NAKABASHI, L.; SALVATO, M. A.