CONCEITOS IMPORTANTES NA PÓS-GRADUAÇÃO:

 

Curso: Mestrado ou Doutorado

Programa: Área de concentração do curso (Programas da FEA-RP: Administração de OrganizaçõesControladoria e Contabilidade e Economia – Área: Economia Aplicada). A Faculdade participa dos seguintes programas interunidades: Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde e o PROLAM – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina)

Créditos: Conforme art. 59 do Regimento de Pós-Graduação (Resolução nº 6542, de 18.04.2014), “A unidade de crédito corresponde a quinze horas de atividades”, portanto podem ser de aulas, disciplinas, trabalhos contados como créditos especiais, elaboração de dissertação e tese etc.

CPG: Comissão de Pós-Graduação (coordena a pós-graduação stricto sensu da FEA-RP)

CCP: Comissão Coordenadora de Programa (coordena cada Programa de Pós-Graduação, sendo uma para cada Programa e está submetido à CPG)


PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

 

1 - Quais são os custos, preços ou mensalidades, dos cursos de Mestrado e Doutorado da FEA-RP?

R: Os cursos são gratuitos, havendo geralmente apenas custos para a inscrição nos processos seletivos, provas e testes (ANPAD, ANPEC, GRE e GMAT), conforme o curso e programa de interesse. Verifique os valores nos editais dos processos seletivos (links no final) ou nos sites das entidades externas que promovem os exames e provas.

 

2 - Como funcionam os cursos de Mestrado e Doutorado da FEA-RP?

R: Primeiramente é importante saber que existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu (cursos mais voltados para o mercado de trabalho, como MBA, especializações e etc.) e stricto sensu (cursos de Mestrado e Doutorado mais voltados para a área acadêmica, ou seja, para a docência e à pesquisa). Essa divisão não é totalmente restritiva, sendo que todos os títulos obtidos podem ser aceitos por qualquer área, dependendo das exigências das instituições que você pretenda ingressar.
Este site é referente aos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela FEA-RP. Para cursos de especialização consulte o site www.fundace.org.br.
Caso seu interesse seja em cursos de Mestrado ou Doutorado, verifique o programa de seu interesse (Administração de Organizações, Controladoria e Contabilidade e Economia Aplicada) e depois acesse:
1º O Regimento de Pós-Graduação da USP (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-6542-de-18-de-abril-de-2013) e o regulamento do Programa que você pretende para entender melhor o funcionamento do curso;
2º As linhas de pesquisa e os projetos do Programa de seu interesse para identificar um tema que pretenda pesquisar e os possíveis orientadores;
3º Os últimos editais dos processos seletivos para entender como funciona a seleção em cada programa;
4º Os telefones das salas dos docentes e respectivos e-mails, disponíveis neste link, caso queira entrar em contato com os orientadores,
Com relação ao funcionamento dos cursos de mestrado/doutorado, basicamente o aluno deve cumprir uma quantidade pré-determinada de créditos em disciplinas, ser aprovado em exame de qualificação e elaborar um trabalho final (dissertação para o Mestrado e tese para o Doutorado), sendo estes submetidos às comissões definidas pela CCP e pela CPG, respectivamente. É importante salientar que existem prazos determinados para a qualificação e para a entrega do trabalho final, além de outros requisitos e etapas que podem estar previstos no Regulamento de cada um dos programas. Desse modo, sugerimos que o candidato leia atentamente o Regulamento do Programa de seu interesse, o Regimento de Pós-Graduação da USP.
Ainda, sugerimos que observe a possibilidade de cursar disciplinas avulsas, como aluno especial, conforme a questão 16.
 

3 - Quais os períodos das aulas dos cursos de Mestrado e Doutorado da FEA-RP?

R: As disciplinas são oferecidas de segunda a sexta-feira, sendo que os dias da semana em que você terá aulas dependerá da grade horária das disciplinas obrigatórias de cada Programa e Curso, as quais podem alterar a cada oferecimento ou das disciplinas optativas, que devem ser planejadas por você e por seu orientador. É importante salientar que após concluir os créditos necessários em disciplinas, o aluno se dedica mais intensivamente à elaboração da dissertação/tese e deve ser estritamente planejada com o seu orientador.

 

4 - Como faço para ingressar nos cursos de pós-graduação stricto sensu da FEA-RP?

R: Você deve se inscrever no processo seletivo que varia de acordo com o Programa e com o curso. Todos os processos seletivos (links no final) são regidos por um edital divulgado nas páginas dos Programas conforme disponibilidade de vagas com os orientadores, o que poderá ocorrer trimestralmente, semestralmente ou anualmente.

 

5 - Quando ocorrem os processos seletivos para o Mestrado e Doutorado?

R: Os processos seletivos para o Mestrado de todos os Programas geralmente ocorrem (com raras exceções) uma vez ao ano, com editais que regulam o processo divulgados até o final do primeiro semestre dos anos que antecedem o ingresso, sendo que o processo seletivo propriamente dito (inscrições, provas, seleção) geralmente ocorre no segundo semestre conforme cronograma definido no edital. No Doutorado, o ingresso e os processos variam e geralmente ocorrem cerca de 6 meses antes do início das aulas conforme os períodos de cada Programa. No caso do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, cujas aulas são trimestrais, as mesmas geralmente iniciam-se em março, junho e agosto (1º, 2º e 3º trimestres respectivamente). O Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria tem aulas semestrais, geralmente iniciando em março e agosto e o Programa de Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada, também semestral, geralmente inicia suas aulas em janeiro ou fevereiro e agosto.
Como podem ocorrer alterações das divulgações dos editais e períodos de ingresso, sugerimos que os candidatos consultem frequentemente os sites dos processos seletivos (links no final do FAQ), e se inscrevam na nossa página do Facebook para acompanharem a divulgação dos editais.

 

6 - Sou aluno estrangeiro, posso concorrer aos cursos da FEA-RP?

R: Os candidatos estrangeiros podem realizar os mesmos processos seletivos dos brasileiros. Existem bolsas de agências de fomento, como por exemplo, a do PEC-PG, paga pelo CNPq (Mestrado) ou pela CAPES (Doutorado) e a MCT-Moçambique, pelo CNPq, destinadas a estrangeiros, as quais requerem que o candidato obtenha uma carta de aceitação de um dos Programas para fins de submissão às bolsas. Na FEA-RP, somente o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade continua emitindo cartas de aceites para fins de submissão de bolsas de candidatos estrangeiros. Para solicitar, acesse o site do Programa e verifique os requisitos e documentos.

  

7 - Não irei cursar nenhuma disciplina no próximo semestre ou trimestre, devo fazer alguma coisa?

R: Conforme art. 45 do Regimento de Pós-Graduação, “O estudante de Pós-Graduação deve efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pelos órgãos centrais da USP, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor.” Esse procedimento é feito por meio de matrícula de acompanhamento (solicitada via Sistema ou formulário de "Matrículas em Disciplinas Fora do Sistema Janus"). A matrícula de acompanhamento deve ser solicitada semestralmente, mesmo no caso em que as disciplinas sejam oferecidas trimestralmente. Os alunos do PPGAO, por exemplo,  precisam se matricular no Sistema Janus uma vez ao semestre, ao menos, ou seja, se realizar alguma disciplina do 1º ou do 2º trimestres, esta cumpre o requisito de matrícula para o 1º semestre, e disciplinas do 3º trimestre valem para o 2º semestre do ano.

 

8 - Perdi  o prazo de matrícula no Janus ou ela não está disponível. Como posso me matricular em uma disciplina ou cancelar uma matrícula?

R: Você pode se matricular até aprimeira semana de aulas do trimestre ou do semestre através do formulário de “Matrículas em Disciplinas Fora do Sistema Janus”, preenchido e assinado pelo aluno e pelo orientador, entregando-o no Serviço de Pós-Graduação neste prazo. Se a disciplina for externa à FEA-RP, você deve obter também a assinatura de um dos docentes responsáveis pela disciplina ou um e-mail do mesmo manifestando a concordância da sua matrícula. Cancelamentos de matrículas em disciplinas devem ser solicitados via Sistema Janus dentro do prazo regimental (até 25% da disciplina transcorrido). O orientador deve avalizar este cancelamento, mas caso não o faça ou indefira até o limite do prazo, o Sistema automaticamente efetiva o cancelamento.

 

9 - Até quando posso cancelar uma disciplina?

R: A data exata do prazo para cancelamento está na lista de presença da disciplina. O cancelamento deve ser solicitado via Sistema Janus. O cancelamento via Sistema Janus é feito automaticamente no dia em que se encerra o prazo, exceto se o orientador indeferir o pedido de cancelamento.

 

10 - Como me matriculo nas atividades “Monitoria Didática I e II” do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações?

R: Você deve fazer a matrícula na atividade (para o Sistema Janus é como se fosse uma disciplina) “RAD5037 – Monitoria Didática I” ou “RAD5038 – Monitoria Didática II” nos períodos de matrícula do Sistema Janus ou até a primeira semana de aulas da disciplina monitorada através do formulário de “Matrículas em Disciplinas Fora do Sistema Janus”. Além disso, você deverá preencher, assinar e colher as assinaturas do docente responsável pela disciplina monitorada e do seu orientador no formulário “Monitoria Didática ("I" e "II") - Acompanhamento” (este é o documento que vincula a matrícula na atividade à disciplina a ser monitorada) e entregar este documento no Serviço de Pós-Graduação, junto com a solicitação de Matrícula, se for o caso. Antes do final da disciplina monitorada, o docente responsável pela disciplina deverá atribuir o seu conceito e a sua frequência  no formulário de acompanhamento ou você mesmo pode retirá-lo e leválo até o mesmo. Além disso, você pode substituir a disciplina “RAD5037 – Monitoria Didática I” pela EESD (estágio) do PAE, solicitando o aproveitamento de créditos.

 

11 - Posso realizar a “Monitoria Didática II” em uma disciplina na qual estou matriculado no mesmo momento?

R: Não. Quando você ingressa nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FEA-RP é assinado um termo de compromisso, sobre o qual afirma que não se matriculará em mais de uma disciplina no mesmo dia e horário. Como a “Monitoria Didática II” é considerada uma disciplina, você estaria infringindo o termo de compromisso.

 

12 - Quando sai a nota de uma disciplina que concluí?

R: O docente pode atribuir os conceitos e as frequências em até 60 dias após o término da disciplina, conforme cadastro da disciplina no Sistema Janus. É importante citar também que existe um prazo para retificação dos conceitos e frequências, que é de 40 dias após a inserção dos conceitos e frequências.

 

13 - Qual a diferença de dispensa de obrigatoriedade (equivalência de disciplinas) e aproveitamento de créditos externos e como solicitar?

R: Atente-se para o fato de que são duas situações distintas:

Solicitação de aproveitamento de disciplinas: Você pode aproveitar créditos de disciplinas cursadas como aluno especial na USP ou fora dela  em até 36 meses antes da sua matrícula, podendo inclusive ser concomitante a dispensa de obrigatoriedade (segundo caso explicado abaixo) se ela for similar a uma das obrigatórias. Para solicitar dispensa, você deve apresentar o formulário "aproveitamento de créditos", juntamente com uma declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES), contendo início e término (dd/mm/aaaa), carga horária e número de créditos e a ementa da disciplina cursada.

Dispensa de disciplinas obrigatórias: Você poderá solicitar a dispensa da obrigatoriedade caso tenha cursado as disciplinas no mestrado/doutorado na USP ou em outras IES, sem a contagem de créditos, desde que sejam aceitas como similares pela Comissão Coordenadora do Programa. Para solicitar a dispensa, você deve apresentar o formulário "dispensa de disciplina obrigatória", juntamente com um comprovante que realizou a disciplina (histórico ou declaração da IES) e a ementa da disciplina cursada.

 

14 – Como funciona o depósito (ou inscrição em qualificação) e a aprovação da banca?

R: Os materiais e requisitos para efetivar a inscrição em exame de qualificação ou para o depósito de dissertação ou tese estão disponíveis nos “checklists” do site da CPG, sendo que o prazo para efetivar a inscrição ou depósito (não é o prazo para realizar o exame ou defesa) consta na ficha de aluno do Sistema Janus. Após o depósito, a banca (cujo termo correto é comissão examinadora para qualificação e comissão julgadora para defesa) precisa ser aprovada pelos colegiados da pós-graduação, nas reuniões mensais ou “ad-referendum” (significa que o coordenador ou presidente aprova em nome do colegiado sem a necessidade de aguardar a reunião). No caso das comissões examinadoras de qualificação, a aprovação deve ser apenas da Comissão Coordenadora de Programa (CCP), mas no caso das defesas deve ser aprovada pela CCP e pela Comissão de Pós-Graduação (CPG). Geralmente as reuniões da CCP ocorrem na primeira semana do mês e da CPG, na terceira semana. Após a aprovação da banca, nós informamos ao orientador e ao aluno sobre a banca definida e o prazo para realização, para que seja definido o agendamento (data e hora acertada com os membros), sendo que os demais procedimentos (reserva de sala, envio dos trabalhos, preparação de documentos) são realizados pelo Serviço de Pós-Graduação após o envio do formulário de agendamento.

15 - Como faço para agendar a banca (comissão examinadora de qualificação ou comissão julgadora de defesa)?

R: O agendamento deve ser feito pelos formulários de agendamento, conforme o caso, que não precisam ser assinados, apenas preenchido com os endereços somente dos membros externos à USP para enviarmos os trabalhos e, se houver participação de membro por videoconferência, os dados de um técnico da instituição onde a mesma ocorrerá (nome, e-mail e telefone) para que nossa Seção Técnica de Informática - STI faça pré-testes entre os equipamentos. A participação de membro a distância pode ser feita por SKYPE, porém a STI não recomenda tal infraestrutura por questões de instabilidades que fogem ao controle local, e nesse caso, deverá ser indicado no formulário o usuário do membro. Para que haja tempo hábil para envio dos trabalhos e leitura do mesmo pelos membros, sugerimos que o agendamento seja feito com pelo menos 15 dias de antecedência.

16 - Como funciona o PAE?

R: O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é um Programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) que visa aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação.  Ele é composto por duas etapas:

Etapa de Preparação Pedagógica (EPP): Consiste de uma preparação didática em que o aluno deve cumprir por meio de disciplina específica ou EPP de outras unidades da USP, finalizando-a antes da segunda etapa (EESD), de acordo com o prazo previsto nas Diretrizes do PAE. A EPP só precisa ser realizada uma vez, o que permite o aluno inscrever-se em diversas EESDs (estágios) ao longo do curso.

Estágio Supervisionado em Docência (EESD): Esta etapa refere-se ao estágio doPAE. É nela que o aluno acompanhará o docente em uma disciplina na graduação, e nela também há a possibilidade de o aluno obter um auxílio financeiro da PRPG.

O interessado deverá se inscrever nos processos, tanto para a EPP como para a EESD. A EPP é esporádica ou conforme o oferecimento das disciplinas credenciadas e a EESD é realizada semestralmente. Os procedimentos da FEA-RP são divulgados no site da CPG.

 

17 - Não quero fazer o curso completo de mestrado ou doutorado da FEA-RP, apenas cursar uma ou mais disciplinas. Como posso assistir as aulas?

R: A USP não permite a participação de alunos ouvintes nas disciplinas da pós-graduação. Para essa finalidade existem os processos seletivos para alunos especiais, que são abertos conforme os docentes responsáveis pelas disciplinas oferecem vagas (lembrando que nem todos oferecem vagas). Acesse os processos na página da CPG. O aluno especial recebe uma declaração de que cumpriu a disciplina, contendo o seu conceito (nota) e frequência, que é emitida após o prazo para o docente atribuir e retificar estas informações. O prazo para atribuir o conceito e frequência é de 60 dias após o término da disciplina (conforme Sistema Janus) e o prazo para retificação é de 40 dias após a inserção dos conceitos e frequências pelo docente responsável. O art. 58 do atual Regimento de Pós-Graduação prevê, ainda “Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP, desde que sejam encaminhados por orientadores credenciados em Programa de Pós-Graduação da USP e que estejam participando de atividades de iniciação científica. Parágrafo único – Os créditos assim obtidos, nos últimos 36 meses, poderão ser computados no conjunto necessário para a obtenção do título de Mestre ou Doutor, desde que o aluno seja admitido, após aprovação no processo seletivo, em um desses cursos.”

 

 18 – A FEA-RP possui cursos de especialização, MBA, lato sensu?

R: A FEA-RP oferece cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e de especialização. Acesse a página da CPG para verificar as informações de Mestrado e de Doutorado e ter informações a respeito dos cursos de especialização, consulte a FUNDACE, através do site http://www.fundace.org.br .

 

  

LINKS

Formulários, Modelos, Checklists da CPG (http://www.fearp.usp.br/cpg/formularios-e-modelos.html)

PAE (http://www.fearp.usp.br/cpg/pae/apresentacao.html)

Alunos Especiais (http://www.fearp.usp.br/cpg/alunos-especiais/apresentacao.html)

 

Programa de Pós Graduação em Administração de Organizações

Processo Seletivo Mestrado em Administração de Organizações: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppgao/processos-de-selecao/492-mestrado.html 

Processo Seletivo Doutorado em Administração de Organizações: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppgao/processos-de-selecao/491-doutorado.html 

Normas

 

Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade

Processo Seletivo Mestrado em Controladoria e Contabilidade: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppgcc/processo-de-selecao/selecao-de-mestrado.html

Processo Seletivo Doutorado em Controladoria e Contabilidade: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppgcc/processo-de-selecao/selecao-de-doutorado.html

Normas

Carta de aceitação para candidatos estrangeiros

 

Programa de Pós Graduação em Economia – Área: Economia Aplicada

Processo Seletivo Mestrado em Economia - Área: Economia Aplicada: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppge/processos-seletivos/mestrado.html 

Processo Seletivo Doutorado em Economia - Área: Economia Aplicada: https://www.fearp.usp.br/pt-br/ppge/processos-seletivos/doutorado.html 

Normas


ORGANOGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO NA USP
 Organograma PG USP