Quarta, 13 Agosto 2014 15:00

Professor da Warwick University realiza pesquisa sobre câmbio na FEA-RP

O professor de finanças da Warwick Business School, do Reino Unido, Michael Moore, está na FEA-RP desenvolvendo uma pesquisa sobre taxa de câmbio. Ele fica na Unidade até dezembro trabalhando em conjunto com o professor Alex Ferreira, do Departamento de Economia, na pesquisa denominada "Order Flow and Exchange Rates in Brazil".

O estudo busca entender o comportamento da taxa de câmbio no Brasil, identificando as influências de informações privilegiadas (fluxo de pedidos) e da dificuldade dos corretores de câmbio em analisar as informações públicas, como, por exemplo, as estatísticas macroeconômicas.

Michael Moore destaca como um dos diferenciais da pesquisa uma nova teoria que vem sendo trabalhada em parceria com o professor Alex e que combina a literatura existente sobre microestrutura das taxas de câmbio com as teorias sobre informações imperfeitas em macroeconomia.

Segundo o pesquisador estrangeiro, outro diferencial do estudo é possuir acesso a um banco de dados completo sobre transações de câmbio no Brasil. "O Banco Central do Brasil é o único do mundo que está produzindo estatísticas diárias das expectativas de câmbio", afirma.

Na escolha da FEA-RP para o desenvolvimento da pesquisa, pesou a experiência do professor Alex Ferreira, a quem Moore classifica como "pesquisador único em macroeconomia internacional".

Os resultados preliminares da pesquisa apontam para a influência das corretoras na alta volatilidade do câmbio. A volatilidade no mercado de câmbio seria influenciada justamente pela dificuldade dos corretores em fazerem previsões sobre a evolução do preço da moeda estrangeira.

- Ensino, Pesquisa e Extensão
Durante a estada do professor Michael Moore na FEA-RP, está prevista a realização de um minicurso sobre microestrutura dos mercados financeiros, direcionado para alunos da pós-graduação e alunos com projetos de iniciação científica com temas relacionados.

A programação dos professores Alex e Moore inclui também a apresentação de dois trabalhos nos seminários do Departamento de Economia, um de autoria exclusiva de Moore e outro realizado em coautoria com Alex Ferreira e Satrajit Mukharjee, aluno de PhD da Queen's University em Belfast, que esteve na FEA-RP no primeiro semestre deste ano.

O professor Michael, que está estudando Português, também está disponível para discutir projetos de pesquisa de discentes do mestrado que estejam interessados em realizar o doutorado em economia ou finanças no exterior, em particular no Reino Unido.

Foto: Warwick Business School

Professor Michael Moore