LINHAS DE PESQUISA A PARTIR DE OUTUBRO DE 2018

 

I - Estudos Organizacionais e Políticas Públicas

Descrição: visa proporcionar a compreensão da dinâmica das organizações, associada à evolução das teorias da administração e do ambiente externo que as influencia, assim como dos processos administrativos e de gestão no setor público, no setor privado e no terceiro setor. Busca subsidiar a análise de políticas públicas e a proposição de modelos organizacionais por meio da identificação e da proposição de indicadores de eficiência e desempenho mais apropriados às características de cada setor de atividade em particular, de maneira a contribuir para intervenções integradas de desenvolvimento.

Docentes:

Alexandre Pereira Salgado Junior

André Lucirton Costa

Cláudia Souza Passador

Elizabeth Krauter

Evandro Marcos Saidel Ribeiro

Gilberto Aparecido Prataviera

João Luiz Passador

Marcio Mattos Borges de Oliveira

Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy

 

II - Gestão da Inovação e Sustentabilidade

Descrição: dedica-se à análise e gestão dos aspectos da inovação e da sustentabilidade. De forma geral, as pesquisas decorrentes desta linha contribuem para o avanço no estado da arte sobre os temas relevantes para a gestão da inovação, que venham a proporcionar novos produtos, processos produtivos, negócios, métodos organizacionais; e para a sustentabilidade, que contribuam com a melhoria do desempenho das dimensões econômica, social e ambiental das organizações.

Docentes:

Adriana Cristina Ferreira Caldana

Alexandre Bevilacqua Leoneti

Geciane Silveira Porto

Lara Bartocci Liboni Amui

Luciana Oranges Cezarino

Rogério Cerávolo Calia

Sérgio Kannebley Júnior

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira

 

III - Criação de Valor: Gestão de Processos Organizacionais e de Marketing

Descrição: combina os elementos de inteligência de marketing, processos organizacionais e planejamento estratégico voltado ao acesso a mercados. Para a criação de valor, propõe o desenvolvimento e a aplicação de conhecimento em cadeias de valor e relações contratuais, objetivando compartilhar recursos e potencializar movimentos estratégicos das organizações envolvidas nestes arranjos. Adicionalmente, estuda os aspectos de consumo e da gestão de marcas aplicada a lugares e empresas, compreendendo a perspectiva das organizações detentoras da marca e os seus diversos mercados consumidores. Finalmente, busca novas metodologias para compreender, mapear e otimizar os processos organizacionais, de forma a melhorar o desempenho organizacional como um todo.

Docentes:

Edgard Monforte Merlo

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Luciano Thomé e Castro

Marcos Fava Neves

Silvia Inês Dallavalle de Pádua

 

 

LINHAS DE PESQUISA ATÉ SETEMBRO DE 2018

 

1 - Estudos Organizacionais e Desenvolvimento

Descrição: visa proporcionar a compreensão sistêmica das organizações, da evolução das teorias da administração, do ambiente externo que as influenciam, assim como dos processos administrativos e de gestão no setor público, no setor privado e no terceiro setor. Busca subsidiar a análise de políticas públicas e a proposição de modelos organizacionais para intervenções integradas de desenvolvimento.

 

2 - Gestão da Inovação e Sustentabilidade

Descrição: dedicada à análise e gestão dos aspectos da inovação e da sustentabilidade. De forma geral, as pesquisas decorrentes desta linha contribuem para o avanço no estado da arte sobre os temas relevantes para a gestão da inovação, que venham a proporcionar novos produtos, processos produtivos, negócios, métodos organizacionais; e para a sustentabilidade, que contribuam com a melhoria do desempenho das dimensões econômica, social e ambiental das organizações.

 

3 - Planejamento, Inteligência de Mercado e Relações Contratuais

Descrição: combina os elementos de inteligência de marketing e planejamento estratégico voltado ao acesso a mercados. Propõe o desenvolvimento e a aplicação de conhecimento em cadeias de valor e relações contratuais, objetivando compartilhar recursos e potencializar movimentos estratégicos das organizações envolvidas nestes arranjos. Em conjunto, estuda os aspectos de consumo e da gestão de marcas aplicada a lugares e empresas, compreendendo a perspectiva das organizações detentoras da marca e os seus diversos mercados consumidores.

 

4 - Geração de Valor

Descrição: envolve o estudo e pesquisa das teorias de finanças, operações, processos de negócios e redes complexas com o intuito de entender as novas dinâmicas do mercado, desenvolver teorias e métodos que levem à geração de valor nas organizações e instituições públicas e privadas. O que também compreende as questões relacionadas à administração dos recursos para melhorar o desempenho, a sustentabilidade e gerar valor.

Agenda Qualificações

  • Mateus Manfrin Artêncio Open or Close

    Área: Administração de Organizações
    Data: 29/03/2019, às 13h30
    Local: Sala 43 bloco B2 da FEA/RP
    Título: Influência da Informação de Indicação Geográfica nas respostas emocionais do consumidor: um estudo experimental com café e EEG
    Autor: Mateus Manfrin Artêncio

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Janaina de Moura Engracia Giraldi (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Mariana Bassi Sutter (University of Leeds - England – (participação por MCONF)

     

Agenda Defesas