André Machado pesquisa as relações entre as informações contábeis e preços de ações, e vem propondo o uso de outras métricas para estes estudos. Foi recentemente aprovado para o doutorado em "Accounting and Finance" na escola de negócios da "University of Glasgow". Este doutorado é o conhecido como o melhor programa em Accounting da Escócia e está entre os cinco melhores do Reino Unido. Recentemente nosso ex-aluno foi contemplado com uma bolsa Capes para realizar o doutorado no exterior.
 
                                                                                         "Para mim, ser um acadêmico é poder orientar aqueles que ainda não tiveram as mesmas oportunidades de estudos,  é poder ajudá-los a se desenvolverem como profissionais e como ser humano"
 
  andremachado_1  
 

 

Como e porque decidiu fazer mestrado?

Eu sempre trabalhei como Supervisor de controladoria e depois como Controller em algumas empresas multinacionais, achava que estava bem profissionalmente. Não havia pensado em docência, até fazer um MBA na USP em São Paulo, e conhecer o professor Assaf. Percebi que a carreira acadêmica seria mais recompensadora, em termos pessoais, eu buscava a sensação de ser útil, de construir algo, sentir-se feliz naquilo que estava fazendo.

Para mim, ser um acadêmico é poder orientar aqueles que ainda não tiveram as mesmas oportunidades de estudos, é poder ajudá-los a se desenvolverem como profissionais e como ser humano.

A partir da decisão de mudar de carreira, fui me preparando para me tornar um acadêmico. Após a escolha do programa, me preparei para as provas e entrevista. Em seguida cursei o mestrado, o que era bem corrido para conciliar estudos e trabalho. Depois de defender a dissertação, iniciei a carreira acadêmica, e estou deixando a aos poucos a carreira profissional.

  

Porque Contabilidade em Ribeirão Preto?
À época eu morava em Campinas, e apesar de ser mais próximo de São Paulo, decidi por Ribeirão Preto. Apostei que sendo um programa com turmas menores, e com docentes com ótimo nível em suas áreas de pesquisa, eu teria maior apoio e um contato mais próximo com os docentes e pesquisadores. Me inscrevi no programa da FEARP, optei por Ribeirão, felizmente eu estava correto. A convivência mais próxima e maior atenção por parte do corpo docente me proporcionaram a oportunidade de um melhor aprendizado, eu acredito.

Para lidar com a distância, eu optei por ficar dentro do próprio campus. Dormia na casa de hóspedes duas noites na semana, para cursar as disciplinas e a pesquisa. Foco total, com isto eu terminei o programa em 13 meses.

 

Como mestrado lhe ajudou?
Ter cursado o mestrado, além de aprofundar em fundamentos teóricos avançados em contabilidade e finanças, me ajudou a ser disciplinado, a desenvolver o método e a escrita científica. E isto foi fundamental para conseguir publicar o resultado da minha pesquisa em revista e congresso, e também ter meu projeto de pesquisa aceito para o doutorado no exterior.

Além disto, no campo pessoal pude conviver com pessoas em um estágio mais maduro, diferente do convívio da época da graduação. São pessoas que, assim como você, estão sob a mesma pressão para conseguir resultados tanto em nota como em publicação, existe, portanto, um sentimento de solidariedade, bem como conversas mais profundas, um relacionamento mais maduro e intenso.

 

O que diria a quem esta pensando na carreira acadêmica?
Esta é uma decisão importante de carreira, no meu caso, eu me planejei por 1 ano e aos poucos fui deixando a carreira como controller para me dedicar a academia.

Eu diria como sugestão, se programe. Você irá se privar das horas de descontração com os amigos e família, mas a recompensa é ótima no final. As mudanças que ocorrem não pararam apenas no nível do conhecimento, eu acredito que sua forma de pensar e encarar a vida vai mudar. Como exemplo, minhas decisões, tanto profissionais com na vida pessoal, se tornaram mais moderadas, passei a refletir mais, analisar e considerar mais possibilidades e outros pontos de vista.