A FEA-RP oferece um curso de Economia atualizado, que visa o aprofundamento teórico e a aplicação de conceitos e métodos para analisar fenômenos que compõem o objeto da prática cotidiana do Economista. O curso está baseado em quatro pilares: Microeconomia, Macroeconomia, História Econômica e Econometria. A Microeconomia estuda o comportamento dos indivíduos e das firmas. Compreende análises dos mercados, da produção, da eficiência, da oferta e da demanda, de firmas, de falhas de mercado, do setor público entre outros. A Macroeconomia examina os agregados econômicos dos países, detalhando os determinantes do crescimento econômico, das oscilações econômicas, da inflação, da política monetária e da política fiscal. A História Econômica abrange estudos sobre o desenvolvimento da economia ao longo da história tanto em termos mundiais como especificamente ao longo da história brasileira. A Econometria, por fim, compreende a mensuração e testes de fenômenos econômicos, que se realiza por meio do ferramental matemático e estatístico, possuindo o curso uma carga elevada dessas duas ciências.

 

Infraestrutura

O espaço físico da FEA-RP tem salas totalmente equipadas e confortáveis. Possui rede de computação com processamento em nuvens, dando maior acesso e flexibilidade aos alunos em seus trabalhos e às aulas práticas. A Biblioteca Central também possui amplo acervo para consulta dos alunos e professores em suas atividades de ensino e pesquisa. A FEA-RP possui convênios com diversas universidades estrangeiras e diversas empresas nacionais propiciando a oportunidade de intercâmbio e estágio. Há diversos grupos acadêmicos e estudantis reconhecidos atuando em diversas áreas e propiciando a formação de redes de estudos, de pesquisa e de iniciação a atuação profissional e social. Os sistemas de transporte interno, bem como os restaurantes e agências bancárias, facilitam a locomoção e a permanência no campus. A Própria Universidade também fornece importantes programas de permanência que facilitam a vinda e a manutenção do corpo discente junto ao campus de Ribeirão Preto.

 

Inserção Profissional

O que diferencia o Economista dos demais profissionais? Um Economista é um profissional capaz de solucionar problemas a partir de seu conhecimento de teoria econômica e da sua expertise analítica e instrumental, sendo capaz de identificar alternativas, avaliar custos e benefícios de cada uma delas, comparar e classificar seus resultados, comunicar e argumentar de forma clara e precisa as respostas viáveis para um problema de tomada de decisões. Dessa forma, é um profissional demandado em diversas áreas do setor privado, como mercados financeiros e empresas industriais, comerciais ou do agronegócio, em institutos e organizações não-governamentais, nos governos municipais, estaduais ou federal, e, ainda, em empresas especializadas em oferecer assessorias e consultorias técnicas em economia.

O profissional formado pela FEA-RP é altamente reconhecido pelo mercado possuindo rápida inserção e salários relativamente elevados. O Economista pode atuar em diversas áreas, tais como: i) Setor privado: especialmente em instituições atuando no mercado financeiro e empresas de assessoria e consultoria, mas também em outras organizações atuando na indústria, agricultura ou comércio e serviços; ii) em organizações que atuam no terceiro setor como institutos e ONGs; iii) junto ao governo tanto em empresas públicas como em várias áreas da administração pública direta e em assessorias do setor legislativo e judiciário. 

 

Acesse o link abaixo para ler o Projeto Político Pedagógico na íntegra:

 

Ingressantes até 2021:

81101/4 - Bacharelado em Ciências Econômicas (noturno) 

Ingressantes a partir de 2022:

81102/2 - Bacharelado em Ciências Econômicas (matutino)

Novidades

  • O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

  

  • Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

 

  • Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui. 

 

  • Edital PAP 1º semestre de 2024. Para acessar o resultado, clique aqui. 

 

  • Edital PEEG 1º semestre de 2024 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar o resultado, clique aqui.