Quarta, 20 Setembro 2017 12:54

Programas de pós-graduação da FEA-RP sobem no conceito CAPES

Os programas de pós-graduação em Administração de Organizações, Controladoria e Contabilidade e Economia – Área: Economia Aplicada, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, receberam nota 5 na avaliação quadrienal (2013-2016) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada esta semana.

O presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP, Alex Ferreira, ressalta  que esse resultado deve ser muito comemorado. “É uma conquista mais do que merecida de toda a FEA-RP e motivo de orgulho para todos os professores, funcionários e alunos. Esse resultado, na minha opinião, encurta a distância entre o prestígio percebido pela comunidade acadêmica e os conceitos atribuídos pela Capes”.

Ferreira diz que o resultado pode abrir oportunidades para a pós-graduação da Faculdade. “Creio que vai nos ajudar na obtenção de mais bolsas para nossos alunos, financiamento de projetos de pesquisa dos professores, além de contribuir para a mobilização da comunidade acadêmica da FEA-RP em torno de um objetivo comum”.

O professor Sérgio Sakurai, coordenador do programa de pós-graduação em Economia - Área: Economia Aplicada, explica que o aumento da nota significa o aumento da qualidade dos programas. Para ele, o principal fator que determina a nota são as publicações dos docentes de pós-graduação. “No último quadriênio nós tivemos uma quantidade muito grande de publicação em revistas internacionais”. Para o professor é uma sensação de conquista, mas “ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade, porque vamos atrair alunos que vão ser mais exigentes com nosso curso”.

Alexandre Salgado, coordenador do programa da pós-graduação em Administração de Organizações, acredita que alinhar as metas internas do curso com a avaliação da CAPES foi essencial para essa conquista. “A conscientização dos professores, de que precisaríamos aumentar as nossas próprias cobranças, também foi importante. A meta agora é aumentar a internacionalização”.

"A elevação do conceito do programa de pós-graduação em Contabilidade, na CAPES, reflete, principalmente, a disseminação do conhecimento produzido pelos nossos professores e alunos com a publicação de resultados em periódicos e congressos, reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente. Neste sentido, acreditamos que o nosso programa de pós-graduação, por meio da produção de ciência, está contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico das organizações", explicam os professores Amaury José Rezende, atual coordenador do programa da pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, e Maisa de Souza Ribeiro, coordenadora do programa até agosto deste ano.

Alex Ferreira diz que o resultado “traz grande responsabilidade de não acomodação, exige avanço contínuo da qualidade e o estabelecimento de novas metas desafiadoras. Sempre trabalhamos na direção do aprofundamento da qualidade da produção acadêmica e internacionalização e, felizmente, há um reconhecimento maior desses quesitos na avaliação Capes. Essa ainda deverá ser a nossa bandeira”, finaliza.

O resultado foi divulgado na noite do dia 19 de setembro e pode ser conferido clicando aqui.

Lido 4345 vezes Última modificação em Sexta, 22 Setembro 2017 11:06