Segunda, 11 Março 2024 14:47

Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP promove palestra que abordará sobre o Setor do Luto

O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) promove palestra intitulada “Luto com Ciência: panorama, iniciativas e tendências das atividades dos negócios do Setor do Luto a partir da Contabilidade”.

O desenvolvimento das atividades funerárias e das empresas que se dedicam a oferecer serviços e suprimentos para o chamado Setor do Luto, um mercado sem visibilidade e formado majoritariamente por empresas familiares, carece de pesquisas acadêmicas. Por um lado, o governo não direciona políticas de incentivo fiscal ou outras garantias para a manutenção da atividade de cemitérios, crematórios e demais serviços. Por outro lado, faltam dados organizados do setor que subsidie sua inclusão em políticas públicas e que auxilie na transparência organizacional. Com práticas transparentes, planejamento empresarial e visibilidade do setor, a Contabilidade torna-se importante ferramenta para evidenciar o tamanho do Setor do Luto.

A palestra será conduzida por Fernando Gentil de Souza, professor de graduação e pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fernando possui doutorado pela Universidad de Zaragoza (Espanha) e atua nas áreas de Contabilidade e Finanças do Setor Público. É professor visitante da Universidad Autónoma de Baja California (UABC), no México, e atualmente dedica suas pesquisas na área de Governança de Cemitérios Públicos e Privados, Crematórios e entidades do Setor do Luto.

O evento acontecerá em 20 de março, às 10h, em formato on-line. Para participar, basta acessar aqui o link de transmissão.

Por: Helen V. F. Carvalho, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 633 vezes Última modificação em Segunda, 11 Março 2024 15:15