Quarta, 26 Agosto 2015 14:43

Alunos conquistam o 3º lugar na Gincana Corecon-SP de Economia

Os alunos Lenise Gonçalves Barbosa e João Paulo Cinegaglia conquistaram o 3º lugar na 13ª edição da Gincana Corecon-SP de Economia. A disputa, realizada de 20 a 22 de agosto em São Paulo, reuniu 46 duplas de estudantes de 27 instituições de ensino do estado.

Além de medalhas e diplomas pela participação, os alunos da FEA-RP receberam um prêmio de R$ 3 mil.

A 1ª colocação da competição ficou com alunos da FEA de São Paulo. Já o 2º lugar ficou com estudantes da Federal do ABC.

- O jogo
O jogo consiste na disputa por soluções de problemas macroeconômicos entre duas equipes, por partida, em que o adversário lança na tela do computador da dupla oponente situações a serem dominadas (resolvidas) como "aumento da taxa de juros", "inflação", "valorização/desvalorização cambial", entre outros.

Segundo os organizadores, a Gincana da Economia pretende exercitar conceitos e mecanismos básicos que facilitem o entendimento do que vem acontecendo com a economia brasileira, a partir do Plano Real.

As relações básicas que o jogo destaca são aquelas que vinculam o balanço de pagamentos, a dívida externa, a taxa de câmbio e a inflação por um lado, e as contas do governo, a taxa de juros, o investimento e o desempenho do PIB por outro.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Corecon-SP

Foto: Jane Amorim (Corecon-SP)

corecon gincana2

Conselheiro do Corecon-SP Sérgio Nabas e os alunos João Paulo e Lenise