Quinta, 17 Dezembro 2020 13:31

Projeto do professor André Aquino é contemplado em edital do Reino Unido

Os professores André Aquino (FEA-RP), Lidiane Nazaré da Silva Dias e André Feliciano Lino da (Universidade Federal do Pará) e a professora Ileana Steccolini, da Essex Business School (Reino Unido), foram contemplados em edital da agência de fomento do Governo Britânico, a UK Research and Innovation.

A pesquisa será financiada pelo UK Research and Innovation Global Challenges Research Fund (GCRF) e Newton Fund numa iniciativa que visa apoiar pesquisa em covid-19 e seu impacto em pessoas mais desfavorecidas. Ao todo, 20 projetos desenvolverão soluções para mitigar as consequências sociais, econômicas e de saúde de curto e longo prazo em função da pandemia.

O professor Aquino destacou que o projeto é um passo de impacto para a colaboração internacional: "Ficamos muito satisfeitos ao sabermos por colegas europeus, o prestígio dessa agência e do nível de competição desta chamada"

O objetivo dos pesquisadores é identificar quais intervenções públicas (como vacinas) podem se tornar mais eficazes em comunidades vulneráveis quando pessoas dessas comunidades interagem com governo para soluções locais.

“As pequenas comunidades e seus líderes conhecem suas necessidades diárias e seu ambiente melhor do que o governo. Para lidar com a covid-19 e com crises futuras semelhantes, os membros das comunidades precisam ser engajados como parte da solução e ter voz”, explica a professora Steccolini.

A UK Research and Innovation é uma organização pública que distribui fundos públicos no Reino Unido para pesquisa e inovação em parceria com universidades, institutos de pesquisa, empresas instituições do terceiro setor e governo.Mais informações em www.ukri.org.

Por: Leonardo Rezende, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 716 vezes