Quinta, 17 Dezembro 2020 12:42

Pró-Reitoria de Graduação seleciona propostas para modernizar a grade curricular

A Pró-Reitoria de Graduação lançou o primeiro edital do Programa Novos Currículos para um Novo Tempo, que selecionará propostas que incentivem a modernização e a reformulação curricular dos cursos de graduação da USP.

As propostas devem incentivar a análise crítica da estrutura curricular atual, a incorporação de novas metodologias de ensino, o compartilhamento de estratégias bem-sucedidas, e a redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes.

“A pandemia da covid-19 demandou uma rápida adaptação, tanto de estudantes quanto dos docentes, para viabilizar o ensino remoto durante o isolamento social. Dessa forma, a USP conseguiu manter parte considerável de suas atividades teóricas ministradas de forma não presencial, utilizando plataformas e recursos digitais. Agora queremos aproveitar esses conhecimentos e as experiências adquiridas para refletir sobre novas possibilidades para reformular e reestruturar o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat.

Para o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes “a experiência do ensino remoto precisa ser aproveitada e é o momento de se avaliar as novas possibilidades para o ensino de graduação. O edital da PRG é uma oportunidade para as unidades refletirem sobre as estruturas curriculares”.

As propostas podem ser inscritas em duas categorias: a categoria Reformulações Curriculares Completas, com reformas amplas abrangendo não só os métodos, mas também os conteúdos e possibilidades; e a categoria de Readequações Curriculares, com propostas para readequações de disciplinas e modificações que sirvam como estratégias piloto.

Ao todo, a Pró-Reitoria de Graduação investirá R$1,5 milhão. Os projetos da categoria Reformulações Curriculares Completas podem receber até R$150 mil e os projetos da categoria Readequações Curriculares, até R$75 mil.

Os recursos deverão ser utilizados para a aquisição de materiais de consumo e equipamentos, cursos de capacitação, diárias e hospedagem e bolsas para estudantes de graduação e de pós-graduação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro de 2021. Os projetos deverão ser executados até 15 de dezembro de 2021 e as alterações curriculares serão implementadas já em 2022.

O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.

Por: Leonardo Rezende, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 673 vezes Última modificação em Sexta, 05 Fevereiro 2021 13:19