O objetivo do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é promover a cultura científica e tecnológica dos estudantes de graduação, da USP ou externos, por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação de docente, pós-doutorando ou professor colaborador da universidade.
As atividades de pesquisa normalmente envolvem pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários e reuniões de grupos de pesquisa.
Os projetos são classificados, conforme as atividades a serem desenvolvidas, em Iniciação Científica (IC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI). Os projetos de iniciação científica envolvem pesquisa básica ou aplicada, utilizando o método científico para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, enquanto classifica-se como iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação os que envolvam o desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios.
As inscrições são efetuadas pelo orientador diretamente do Sistema Atena em fluxo contínuo, ou seja, em qualquer período do ano, e os projetos poderão ser desenvolvidos com ou sem bolsa, preferencialmente dentro do período de 12 meses.
Ao término do projeto, e após o cumprimento das exigências previstas, o aluno receberá seu certificado que, além do valor acadêmico intrínseco, poderá habilitá-lo a participar de editais exclusivos ou com cotas para alunos que realizaram IC ou ITI, ou ainda possibilitar a solicitação de equivalência com disciplinas como TCC, por exemplo*
Acesse o quadro Normas desta página para maiores detalhes.
* A possibilidade de equivalência com a disciplina TCC deve ser verificada junto à secretaria do departamento responsável pelo curso.