Agenda Qualificações e Defesas

  • Marcos José de Almeida Matias Open or Close

    Data: 02/06/2017, às 08h00
    Local: Sala 41, do bloco A da FEA-RP
    Título: "Diálogos com stakeholders e a Resource Based View: criando valores para a competitividade de produção orgânica"
    Autor (a): Marcos José de Almeida Matias

    Banca: Prof(a). Dr(a). Rogério Cerávolo Calia (Presidente/Orientador)

               Prof(a). Dr(a). Adriana Cristina Ferreira Caldana (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

               Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

  • Caroline Alvarenga de Carvalho Open or Close

    Data: 24/05/2017, às 14h00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Controle acionário em empresas listadas na BM&FBOVESPA no período de 2014 a 2016: um estudo de redes
    Autor: Caroline Alvarenga de Carvalho 

    Banca: Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro  (Presidente/Orientador)

    Prof(a). Dr(a). Alberto Borges Matias (Faculdade de Ecnonomia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Gilberto Aparecido Prataviera (Faculdade de Ecnonomia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

  • Marco Antonio Alves de Souza Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 13h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Análise do impacto da gestão entre os anos de 2011 e 2015 no desempenho financeiro das operadoras de planos de saúde filantrópicas"
    Autor (a): Marco Antonio Alves de Souza Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Adriel Martins de Freitas Branco  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Eduardo Falsarella Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 15h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: " Proposta de boas práticas em gestão que colaborem para sustentabilidade de operadoras de saúde filantrópicas brasileiras: um estudo de múltiplos casos"
    Autor (a): Eduardo Falsarella Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de Oliveira  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Ricardo Cruz Gomes Open or Close

    Data: 25/05/2017, às 14:00
    Local: Sala 20, bloco B1 da FEA-RP
    Título: Redes de cooperação para desenvolvimento tecnológico dos biocombustíveis: um mapeamento a partir da cotitularidade em patentes
    Autor: Ricardo Cruz Gomes

    Banca: Prof(a). Dr(a). Geciâne Silveira Porto (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Iraci de Souza João (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Priscila Rezende da Costa (UNINOVE) - videoconferência

    Resumo: Por meio das redes de colaboração para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), as organizações acessam e mobilizam novas fontes de recursos, que recombinados com os recursos e capacidades internas, alavancam os resultados de inovação. No âmbito da análise das redes de colaboração para inovação, duas perspectivas são relevantes, as características estruturais das redes e a posição dos ocupada pelos atores nessas redes, pois ambos afetam o fluxo e a acessibilidade dos recursos na rede, impactando no desempenho inovador, individual e coletivo. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar as características estruturais, das redes de cooperação formadas para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, que resultaram em proteção patentária, em seis áreas tecnológicas relacionadas a biocombustíveis, e identificar os atores centrais dessas redes, sob a perspectiva de relacionamentos diretos e indiretos, por meio da aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS). A pesquisa utiliza informações sobre famílias de patentes (INPADOC) em cotitularidade, depositadas no período de 1994-2014, classificadas como tecnologias de biocombustíveis, de acordo com o IPC-Green Inventory. Os metadados foram coletados na plataforma Thomson Innovation e submetidos a processo de padronização dos nomes das organizações para eliminar ambiguidades. Os resultados identificam os maiores desenvolvedores de tecnologias nas áreas de (biodiesel, bioetanol, biogás, óleos vegetais, biocombustíveis sólidos e biocombustíveis de organismos geneticamente modificados - OGM), e constata que uma pequena parcela das tecnologias são desenvolvidas em colaboração. Após a descrição e comparação das redes de colaboração para P&D&I constatou-se a existência de complexos arranjos relacionais, embora sejam altamente fragmentadas. Verificou-se a existência de parcerias internacionais em algumas áreas, entre elas a biodiesel, bioetanol e bicombustíveis OGM, embora a maioria das parcerias sejam estabelecidas com parceiros locais. Com a identificação dos atores centrais em cada uma das redes, observou-se que em algumas delas bioetanol e biocombustíveis OGM, os Centros de P&D e Universidades, exercem papel de destaque, posicionados como atores indutores das redes.

  • Felipe Furlan Soriano Open or Close

    Data: 31/05/2017, às 9:00
    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP
    Título: Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
    Autor: Felipe Furlan Soriano

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Marcia Cristina Argenti Perez (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP)
    Prof(a). Dr(a). Ivan Carlin Passos (Universidade Federal Fluminense - UFF)

    Resumo: A educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.

  • Juliana Chiaretti Novi Open or Close

    Data: 25/05/2017, às 09:30
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Análise das alternativas de destinação do glicerol realizadas por produtores de biodiesel: proposta de contribuição no âmbito das medidas compensatórias e mitigadoras
    Autor: Juliana Chiaretti Novi

    Banca: Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Rogerio Ceravolo Calia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)
    Prof(a). Dr(a). Antônio Carlos Pacagnella Júnior (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)
    Prof(a). Dr(a). Luiz Eduardo Gaio (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)
    Prof(a). Dr(a). Sebastiao Sergio da Silveira (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - FDRP)

    Resumo: Legalmente, foi implementado pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB). Entretanto, sua produção gera o glicerol. Para os pesquisadores, caso disposto indevidamente, esse coproduto poderá acarretar problemas ambientais. Assim, se o intuito é alcançar a sustentabilidade com a implantação do biodiesel na matriz energética, torna-se relevante sua adequada gestão, uma vez que não há controle sobre sua produção e destinação. Falhas de mercado geralmente coexistem com as chamadas falhas de regulação. Nesse contexto, o objetivo foi analisar alternativas de destinação do glicerol realizadas por produtores de biodiesel que podem contribuir no âmbito das medidas compensatórias e mitigadoras. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental e de campo para se estudar a teoria e a prática que envolvem o tema. A análise de conteúdo foi realizada com o uso do software MAXQDA®. Além das unidades estudadas, compostas por grandes e pequenos produtores de biodiesel, foram entrevistados engenheiros químicos e pesquisadores na área. Como resultados tem-se que as alternativas de destinação do glicerol realizadas pelos pequenos produtores estudados parecem evidenciar alocação eficiente de recursos. Assim, dentre os aspectos sustentáveis, o econômico se destaca na forma de oportunidade de negócios e geração de renda para o pequeno produtor. Ao contrário, nos grandes produtores, uma vez que poderá demandar maiores custos de transação a destinação é ineficiente e transferida para terceiros. Assim, buscando perpetuar o sistema econômico e proteger o meio ambiente, espera-se que os resultados possam fornecer subsídios para a implantação de políticas que visem remediar ineficiências relacionadas à preservação ambiental e sustentabilidade nos negócios.Data: 25/05/2017, às 09:30.