Agenda Qualificações e Defesas

  • Marcos José de Almeida Matias Open or Close

    Data: 02/06/2017, às 08h00
    Local: Sala 41, do bloco A da FEA-RP
    Título: "Diálogos com stakeholders e a Resource Based View: criando valores para a competitividade de produção orgânica"
    Autor (a): Marcos José de Almeida Matias

    Banca: Prof(a). Dr(a). Rogério Cerávolo Calia (Presidente/Orientador)

               Prof(a). Dr(a). Adriana Cristina Ferreira Caldana (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

               Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

  • Marco Antonio Alves de Souza Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 13h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Análise do impacto da gestão entre os anos de 2011 e 2015 no desempenho financeiro das operadoras de planos de saúde filantrópicas"
    Autor (a): Marco Antonio Alves de Souza Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Adriel Martins de Freitas Branco  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Eduardo Falsarella Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 15h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: " Proposta de boas práticas em gestão que colaborem para sustentabilidade de operadoras de saúde filantrópicas brasileiras: um estudo de múltiplos casos"
    Autor (a): Eduardo Falsarella Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de Oliveira  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Felipe Furlan Soriano Open or Close

    Data: 31/05/2017, às 9:00
    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP
    Título: Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
    Autor: Felipe Furlan Soriano

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Marcia Cristina Argenti Perez (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP)
    Prof(a). Dr(a). Ivan Carlin Passos (Universidade Federal Fluminense - UFF)

    Resumo: A educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.