Jueves, 18 Julio 2024 13:00

FEARP promove seminário sobre: “Mapeamento Léxico-Gramatical na Escrita Jurídica”

(0 votes)

A Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP) promoverá o seminário “Mapeamento Léxico-Gramatical na Escrita Jurídica”. O evento é organizado pela Profa. Dra. Luciana Romano Morilas e terá como palestrante o Dr. Bruno Gomes Pereira.

O objetivo do seminário é identificar padrões léxico-gramaticais em sentenças judiciais que versam sobre Direito à busca da felicidade. A fundamentação teórica está alojada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (LA) em interface com o campo da Antropologia Crítica (AC). Como teoria para a microanálise dos dados, recorreu-se à Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), especificamente no que se refere ao Sistema de Transitividade. A metodologia é de caráter documental e exploratório de abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa é constituído por 27 sentenças, distribuídas em nove diferentes assuntos que constituem o bojo do Direito à busca da felicidade. Os dados revelam uma similaridade entre os padrões léxico-gramaticais identificados, o que reforça a natureza linear da escrita jurídica. Identificamos também a predominância de processos oracionais de natureza material, o que demonstra o perfil expositivo das sentenças e pouco reflexivo dos fatos peticionados.

O Dr. Bruno Gomes Pereira é mestre e doutor em Letras pela pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, é orientador no Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (Pecege - Esalq/USP); bolsista produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular (Funadesp); editor especial convidado da revista "International Journal of Language and Linguistics" do Science Publishing Group, de Nova York (EUA) e Section Editor da "Section Collection" do Academic Publishing, de Singapura. Além disso, investiga processos de constituição, produção e representação da escrita acadêmica convencional e reflexiva em cursos de bacharelado e licenciatura. Atua nas áreas de Teoria do Texto e Análise Linguística em interface com os Estudos do Letramento Acadêmico pelo viés da Linguística Aplicada (LA).

O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá em 23 de julho, às 11h, na sala 30 no bloco A da FEARP, e será transmitido pelo YouTube.

Por: Letícia M. Sugui, Assistência de Comunicação da FEARP.