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Júnior Terno paint

         

  

 Para fornecer a todos educação financeira para aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e 

contribuir para o fortalecimento da sua cidadania, foi desenvolvido pela Faculdade de Economia,

Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA – RP) em parceria com a entidade estudantil

Clube de Mercado Financeiro o “Projeto Pé de Meia”, que tem como objetivo fornecer o

conhecimento básico sobre educação financeira. Esse projeto tem a estrutura de um mini curso em

quatro módulos de uma hora e meia cada. O foco é capacitar jovens e adultos na auto-gestão

financeira, baseando-se nos conceitos: orçar, poupar e investir. O Projeto Pé de Meia, é uma

idealização social, que acrescentará muito a todos aqueles que tiverem acesso à ele.

 

MÓDULO 1 – POUPANÇA E ORÇAMENTO

Esse módulo tem como característica a motivação pelo hábito de poupar, tratando sobre os

conceitos básicos de orçamento familiar com exemplos de tabelas de controle de gastos e pesquisa

de preço; orientações sobre a abertura caderneta de poupança em instituições bancárias; conceitos de

inflação e a perda do poder de compra; definição e identificação de bens supérfluos e necessários. A

fixação dos conceitos se dá pela aplicação de uma dinâmica simulando a pesquisa de preços de uma

cesta proposta em diferentes supermercados fictícios.

 

MÓDULO 2 – JUROS E COMPRAS PARCELADAS

Nesse módulo os conceitos de juros, compras parcelas, cartão de crédito, empréstimos e

financiamentos são os principais tópicos. Inicialmente são revisados os conceitos apresentados no

módulo1, já que eles são considerados básicos. Além disso, a didática desse módulo é focada em

modelos comparativos de compras à vista e a prazo, evidenciando os juros embutidos nas operações

trabalhadas. É importante frisar que todos os modelos detalhados são baseados no cotidiano do público.

 

MÓDULO 3 – INVESTIMENTOS

Esse módulo tem como foco o planejamento de longo prazo, em que é introduzido o conceito

de investimentos pensando em três ocasiões ao longo da vida: imprevisto; sonhos; aposentadoria. O

conceito de renda passiva é discutido de forma simplificada, focando principalmente em diferentes

investimentos que fazem possível esse tipo de renda. O tema central deste módulo é a apresentação de

instrumentos financeiros de renda fixa, ofertados por instituições financeiras e/ou pelo governo. A

proposta é desmitificar esse tipo de investimento e ensinar os meios para aplicar o dinheiro de forma

segura e rentável.

 

MÓDULO 4 – DINÂMICA

O último módulo consiste na aplicação de uma dinâmica com simulação de situações

cotidianos, fazendo com que o público se identifique com os conceitos abordados nos três módulos

iniciais.

A dinâmica é realizada na forma de um jogo, em que os alunos são divididos em grupos e são

apresentados a uma situação que devem administrar da melhor forma possível um salário previamente

estabelecido mensalmente por doze meses. O salário é distribuído a cada rodada, que representa um

mês.

Com o salário mensal recebido, o grupo se depara com situações que seus integrantes devem

pagar contas fixas – água, luz, aluguel. Além disso, os alunos têm opção de comprar ou não os bens

supérfluos que desejam como televisões, maquiagem, roupas e lazer e optar por investir ou não o

dinheiro na poupança, o único investimento disponível no jogo.

A cada rodada são distribuídos mensalmente cartões de sorte ou revés que simulam os

imprevistos, dessa forma os grupos podem ganhar ou perder dinheiro. Ao final do jogo é feita a

contabilização de bens adquiridos, do dinheiro aplicado na poupança, com os respectivos rendimentos

do investimento, e do dinheiro em mãos de cada grupo. O intuito principal da dinâmica é melhor a

fixação do conteúdo apresentado e maior integração da turma, além de expor que a educação financeira

é uma realidade próxima do cotidiano dos alunos.