Para fornecer a todos educação financeira para aprimorar o seu desenvolvimento pessoal e
contribuir para o fortalecimento da sua cidadania, foi desenvolvido pela Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA – RP) em parceria com a entidade estudantil
Clube de Mercado Financeiro o “Projeto Pé de Meia”, que tem como objetivo fornecer o
conhecimento básico sobre educação financeira. Esse projeto tem a estrutura de um mini curso em
quatro módulos de uma hora e meia cada. O foco é capacitar jovens e adultos na auto-gestão
financeira, baseando-se nos conceitos: orçar, poupar e investir. O Projeto Pé de Meia, é uma
idealização social, que acrescentará muito a todos aqueles que tiverem acesso à ele.
MÓDULO 1 – POUPANÇA E ORÇAMENTO
Esse módulo tem como característica a motivação pelo hábito de poupar, tratando sobre os
conceitos básicos de orçamento familiar com exemplos de tabelas de controle de gastos e pesquisa
de preço; orientações sobre a abertura caderneta de poupança em instituições bancárias; conceitos de
inflação e a perda do poder de compra; definição e identificação de bens supérfluos e necessários. A
fixação dos conceitos se dá pela aplicação de uma dinâmica simulando a pesquisa de preços de uma
cesta proposta em diferentes supermercados fictícios.
MÓDULO 2 – JUROS E COMPRAS PARCELADAS
Nesse módulo os conceitos de juros, compras parcelas, cartão de crédito, empréstimos e
financiamentos são os principais tópicos. Inicialmente são revisados os conceitos apresentados no
módulo1, já que eles são considerados básicos. Além disso, a didática desse módulo é focada em
modelos comparativos de compras à vista e a prazo, evidenciando os juros embutidos nas operações
trabalhadas. É importante frisar que todos os modelos detalhados são baseados no cotidiano do público.
MÓDULO 3 – INVESTIMENTOS
Esse módulo tem como foco o planejamento de longo prazo, em que é introduzido o conceito
de investimentos pensando em três ocasiões ao longo da vida: imprevisto; sonhos; aposentadoria. O
conceito de renda passiva é discutido de forma simplificada, focando principalmente em diferentes
investimentos que fazem possível esse tipo de renda. O tema central deste módulo é a apresentação de
instrumentos financeiros de renda fixa, ofertados por instituições financeiras e/ou pelo governo. A
proposta é desmitificar esse tipo de investimento e ensinar os meios para aplicar o dinheiro de forma
segura e rentável.
MÓDULO 4 – DINÂMICA
O último módulo consiste na aplicação de uma dinâmica com simulação de situações
cotidianos, fazendo com que o público se identifique com os conceitos abordados nos três módulos
iniciais.
A dinâmica é realizada na forma de um jogo, em que os alunos são divididos em grupos e são
apresentados a uma situação que devem administrar da melhor forma possível um salário previamente
estabelecido mensalmente por doze meses. O salário é distribuído a cada rodada, que representa um
mês.
Com o salário mensal recebido, o grupo se depara com situações que seus integrantes devem
pagar contas fixas – água, luz, aluguel. Além disso, os alunos têm opção de comprar ou não os bens
supérfluos que desejam como televisões, maquiagem, roupas e lazer e optar por investir ou não o
dinheiro na poupança, o único investimento disponível no jogo.
A cada rodada são distribuídos mensalmente cartões de sorte ou revés que simulam os
imprevistos, dessa forma os grupos podem ganhar ou perder dinheiro. Ao final do jogo é feita a
contabilização de bens adquiridos, do dinheiro aplicado na poupança, com os respectivos rendimentos
do investimento, e do dinheiro em mãos de cada grupo. O intuito principal da dinâmica é melhor a
fixação do conteúdo apresentado e maior integração da turma, além de expor que a educação financeira
é uma realidade próxima do cotidiano dos alunos.