Luciana Romano Morilas

Telefone: (0xx16)3315-0212

E-Mail: morilas [at] fearp.usp.br

Currículo Lattes

Professora Associada da FEA-RP/USP, responsável pela Área de Direito do Departamento de Administração. Mestre (1998) e doutora (2003) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-FCLAr e livre-docente (2020) em Ética e Legislação Empresarial pela FEA-RP/USP. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o grupo de pesquisa "Habeas Data - Estudos Empíricos em Direito". Coordena o projeto de extensão "Café com Morilas" (Instagram, Youtube e Podcast), cujo propósito é democratizar o Direito e questões acadêmicas em uma linguagem acessível ao público leigo. Membro da Associação Brasileira Elas no Processo (ABEP), da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da International Political Science Association (IPSA). Coordenadora da 9 Região da Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA-SP), entidade ligada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Vice-coordenadora do IBDFAM - núcleo de São Carlos. Desenvolveu dois trabalhos perante o Projeto Justiça Pesquisa, na 3 edição, em 2019, "Mediação e Conciliação avaliadas empiricamente: jurimetria para a proposição de ações eficiente", como participante, e na 5 edição, em 2022, "Estudo empírico das demandas envolvendo pessoas com deficiência", como coordenadora. Coordenou o projeto de pesquisa "Women's (Im)Mobility in times of Crisis" (2002-2021), financiado pela UGPN (University Global Network Parntership). Leciona as disciplinas Instituições de Direito, Direito do Trabalho, Direito Comercial, Direito Tributário, Direito Internacional e Direito Administrativo para os alunos do curso de Administração. Professora homenageada da turma de administração nos anos de 2012 e 2023, paraninfa dos formandos ano de 2022 e 2023, 1 e 2 semestre.Interesses de pesquisa: estudo empírico do direito, acesso à justiça, jurimetria, mediação e conciliação, liderança feminina.

Linhas de pesquisa

Direito Administrativo