Agenda Qualificações

  • Emerson Lima Aredes Open or Close

    Área: Administração de Organizações
    Data: 30/05/2018, às 14h30
    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP
    Título: Framework de processos para gestão de centros de pesquisa clínica
    Autor: Emerson Lima Aredes

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Silvia Inês Dallavalle de Pádua (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Daniel Capaldo Amaral (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC / USP) - videoconferência

    Prof(a). Dr(a). Eduardo Barbosa Coelho (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP)

Agenda Defesas

  • Marcelo Silveira Borges de Oliveira Open or Close

    Prezados(as) Senhores(as),


    Seguem informações a respeito de defesa de dissertação de mestrado agendada na FEA-RP:

    Área: Administração de Organizações
    Data: 14/06/2018, às 14h00
    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP
    Título: Os efeitos do programa Mindful Creative Thinking (MCT) no nível de criatividade verbal de estudantes de uma escola de negócios
    Autor: Marcelo Silveira Borges de Oliveira

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Rogerio Ceravolo Calia (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Solange Muglia Wechsler (Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas)

    Prof(a). Dr(a). Marcelo Marcos Piva Demarzo (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)

    Prof(a). Dr(a). Adriana Cristina Ferreira Caldana (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

     

    Resumo:  O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do programa intitulado Mindful Creative Thinking (MCT) sobre o nível da criatividade verbal de estudantes universitários de uma escola de negócios. Evidências científicas apontam efeitos positivos das práticas de mindfulness e das forças de caráter cognitivas no desenvolvimento da criatividade verbal. O programa MCT, desenvolvido no presente estudo, combina práticas de mindfulness e práticas das forças de caráter, integradas com práticas de treinamento do pensamento criativo. As variáveis estudadas foram fluência (número de ideias), flexibilidade (número de categorias) e originalidade (novidade estatística das respostas). O estudo exploratório utilizou métodos quanti-qualitativos e abordagem analítica de ensaio controlado antes-e-depois (before and after study) com amostra randomizada. O programa MCT foi realizado com graduandos da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-RP/USP) de Ribeirão Preto. Os dados foram coletados por meio da aplicação do Teste de Torrance, Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness e de questionário com questões abertas (Questionário MCT), elaborado pelo pesquisador. O resultado da pesquisa demonstrou que o programa Mindful Creative Thinking contribuiu para o desenvolvimento das habilidades criativas e influenciou positivamente no nível de atenção plena dos graduandos.