Agenda Qualificações

Agenda Defesas

  • Renato Mantelli Picoli Open or Close

    Área: Administração de Organizações

    Curso: Doutorado
    Data: 07/02/2020, às 10h00 (horário de Brasília)
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Avaliação econômica do programa de automonitoramento de glicemia capilar em pacientes com diabetes na perspectiva da Secretaria de Saúde do município de Ribeirão Preto - SP
    Autor: Renato Mantelli Picoli

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Altacilio Aparecido Nunes (FMRP/USP)

    Prof(a). Dr(a). Eduardo Barbosa Coelho (FMRP/USP)

    Prof(a). Dr(a). Alexander Itria (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

    Prof(a). Dr(a). Amaury Patrick Gremaud (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Andrea Queiróz Ungari (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HCFMRP)

    Resumo: O diabetes é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelo aumento dos níveis glicêmicos no sangue, podendo levar a complicações micro e macrovasculares. Para o sucesso no controle do DM são necessárias estratégias de educação em saúde, automonitoramento e tratamento farmacológico. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar a razão de custo efetividade do programa de automonitoramento de glicemia capilar em pacientes com diabetes sob a perspectiva da secretaria municipal de saúde do município de Ribeirão Preto – SP. A pesquisa foi definida como um estudo observacional retrospectivo de desenho quase experimental, onde indivíduos foram avaliados pré e pós intervenção, atuando como autocontrole. No período pré as proporções de pacientes que atingiram a meta de controle metabólico para desfecho HbA1c, para população geral, DMT1 e DMT2 foram 15,59%, 28,26% e 14,25% respectivamente. Após 6 meses da inclusão as proporções foram de 32,59%, 45,09% e 30,51%. O risco de um paciente na população geral atingir a meta de controle glicêmico é de 1,95 (IC95% 1,5483 - 2,4666) vezes maior se o paciente for incluído no PAMGC do que se não for exposto ao programa. Para a população DMT2, o risco relativo foi de 2,13 (IC 95% 1,6441 - 2,7639). Assim, a razão de custo efetividade incremental foi de 1.229,30 reais por paciente controlado na população geral e de 1.159,89 reais por paciente controlado na população DMT2. Com isso, o PAMGC está posicionado no quadrante de troca no diagrama de custo efetividade, o que corresponde a um efeito incremental de efetividade associado a um gasto incremental com recurso em saúde.

  • Maxwell Ferreira de Oliveira Open or Close

    Área: Administração de Organizações

    Curso: Doutorado
    Data: 06/02/2020, às 08h30 (horário de Brasília)
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: O perfil do empreendedor para a inovação e internacionalização de empresas iniciantes e estabelecidas
    Autor: Maxwell Ferreira de Oliveira

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Cândido Vieira Borges Júnior (Universidade Federal de Goiás - UFG) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Gilberto Aparecido Prataviera (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Luísa Margarida Cagica Carvalho (Instituto Politécnico de Setúbal) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Fernando Antônio Prado Gimenez (Universidade Federal do Paraná - UFPR) - MCONF RNP

     

    Resumo: 

    A realização de pesquisas sobre a intersecção entre empreendedorismo, inovação e internacionalização tem sido sugerida por estudiosos da área de empreendedorismo internacional (GRAY; FARMINER, 2014; HAGEN; DENICOLAI; ZUCCHELLA, 2014; ROMANELLO; CHIARVESIO, 2019). A partir desta sugestão, esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil do empreendedor que aumenta a probabilidade de inovação e internacionalização das empresas iniciantes (TEA) e também das empresas estabelecidas (EST)3. Foi utilizado o banco de dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2019a) para o período de 2005 a 2015 com uma amostra de 107 países. Para realização da análise foi utilizada a técnica estatística de redes bayesianas com o algoritmo de aprendizagem PC. Por meio desta técnica foi gerada uma rede bayesiana para as TEA e outra para as EST, com várias ligações entre as variáveis em ambas redes. Um dos principais resultados encontrado foi que a ocorrência de alguma inovação aumenta a probabilidade de internacionalização para ambos os grupos. No entanto, com a ocorrência de muita inovação não houve um incremento da probabilidade de internacionalização. Além disso, foi possível descrever o perfil do empreendedor que aumenta a probabilidade de inovação e internacionalização. Neste perfil, destacam-se a caraterística do empreendedor ter curso superior ou mais educação e também a característica de ambição do empreendedor ser mais elevada com uma maior expectativa de crescimento do negócio para os próximos anos. Além destas, outras características são analisadas e colocadas no perfil do empreendedor com maior probabilidade de inovação e internacionalização.

  • Cintia Alves Nogueira Open or Close

    Área: Administração de Organizações

    Curso: Doutorado
    Data: 14/02/2020, às 08h30 (horário de Brasília)
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Diagnóstico holístico de BPM
    Autor: Cintia Alves Nogueira

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Silvia Inês Dallavalle de Pádua (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Janaina Mascarenhas Hornos da Costa (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC / USP) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Daniel Jugend (UNESP / Bauru) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Sérgio Luis da Silva (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Marcelo Fantinato (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (FEA-RP)

     

    Resumo: 

    A gestão de processos de negócios (Business Process Management - BPM) busca manter o controle dos processos de negócio através da sua análise contínua, otimização e implantação de atividades de melhoria. A importância de sua aplicação consiste na melhoria dos processos e, a partir de estratégias, focar no cliente de forma que os objetivos sejam atendidos. Desta forma, com base nas fases do ciclo de vida que compõe esta abordagem de gestão, evidenciase a de diagnóstico. Na etapa de diagnóstico, os processos organizacionais são conhecidos em meio a metas e objetivos de uma organização, e precisa apresentar uma visão holística. Para tanto, faz-se necessário diagnosticar todas as dimensões do processo. Além disso, há uma vasta quantidade de técnicas para o diagnóstico e, a partir da escolha adequada, é possível que o resultado do diagnóstico seja holístico. Diante do exposto, objetiva-se com a presente pesquisa propor um conjunto de técnicas para o diagnóstico holístico de BPM e, desta forma, (a) propor as dimensões de diagnóstico de processos que favorecem a visão holística; (b) investigar as técnicas de diagnóstico; (c) avaliar o uso de técnicas de diagnóstico de BPM em organizações. Realiza-se uma pesquisa de natureza exploratória e prescritiva, baseada no método design science research e amparada por uma revisão sistemática da literatura sobre os temas correlatos, visando propor artefatos em resposta às questões colocadas. A demonstração de um dos artefatos propostos é feita com uma consulta a especialistas, seguida por uma avaliação de consenso suportada pelo método Delphi para a demonstração do segundo artefato. A partir disso, é obtida a proposta de um conjunto de técnicas adequado às dimensões para o diagnóstico holístico de processo, que é avaliada por dois estudos de caso. A pesquisa oferece contribuições aos gestores que desejam a excelência de diagnósticos de processos, e também à literatura de BPM pois resolve um problema real na comunidade acadêmica. Destaca-se como limitação desta pesquisa o fato de ter sido realizado somente o método de estudo de caso para a avaliação da proposta.