Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
Prof Associado | Departamento de Administração
É Professor Livre Docente do Departamento Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), (RDIDP). Visiting Professor na Stafforshire University, Inglaterra. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado acadêmico) em Administração de Organizações da FEA-RP/USP (PPGAO/FEARP/USP). É supervisor de Pós-doc do Programa de Pós Doutoramento da FEARP. Foi Chefe do Departamento de Administração (2018 a 2020 e 2020 a 2022. RAD-FEARP). É coordenador do MBA USP EAD em Gestão de Marketing Estratégico. É coordenador do MBA USP de Gestão de Serviços. É coordenador do Módulo Internacional nos EUA. É co-fundador e coordenador do grupo G-Mind/USP CNPq de estudos de neuromarketing e Neurociências Aplicadas ao Comportamento. É membro desde a fundação da Neuromarketing Science Business Association (NMSBA), The Global Neuromarketing Networking for Researches In Applied Neuroscience. É fundador e líder do Grupo de Pesquisa "Economia Circular USP" focado em susntetentabilidade e criação de valor estratégico - CEUSP, - CEUSP.ORG, contando com coloboradores de universidades nacionais e internacionais. O CEUSP, incorpora mestrandos doutorandos e pós-doutorandos. O grupo possui colaboradores internacionais de pesquisa em diversos países. É membro titular do Conselho do Departarmento de Administração (CRAD/FEARP/USP). É parecerista de diversas revistas científicas nacionais e internacionais de alto impacto. É membro do Conselho de Acolhimento (CAO-FEARP). Foi Diretor-Presidente da Fundação para Pesquisa da Administração, Contabilidade e Economia - FUNDACE (2010-11) e membro titular do Conselho Curador (2012-2015). É membro Associado do Instituto de Neurociências Comportamento (INeC). Foi coordenador da pesquisa de inflação do município de Ribeirão Preto, elaborado em parceria com a Fipe. Foi professor adjunto da Aeronáutica/Ministério da Defesa (2005-2008). Foi membro titular do comitê de ética da USP. Foi coordenador de estágios da AFA no mesmo período. Possui graduação em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto (1993-1997), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003), doutorado em História (História Econômica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2006) e Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012-13). Foi membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da USP. Fundador e editor da RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE/USP, ranqueado na Capes. Foi membro da Neuromarketing Science Business Association. Tem concentrado esforços de pesquisas em Estratégias de Marketing, Sustentabilidade e Neuromarketing com abordagem multidisciplinar. Obteve a primeira tese de livre docência sobre a temática Neuromarketing defendida na Universidade de São Paulo e é um dos primeiros pesquisadores sobre esta temática no Brasil. Atua em pesquisas de Estratégia, Neurociências Aplicadas às Organizações, Sustentabilidade e Economia Circular. Já obteve financiamentos da Fapesp e CNPq para pesquisas científicas. Atual: CNPq - Universal - 2019-2022 (Processo: 421221/2018-6 ). Possui diversas pesquisas e atividades de extensão à comunidade nestas linhas em andamento. atualmente nas áreas de saúde e agronegócios. IDENTIFICADOR RESEARCH GATE:Jorge_Oliveira22 - RG Score: 21,65, H-index 16, (95 higher of all Reserch Gate Members) with 1245 citações. IDENTIFICADOR SCOPUS - 36520840200 H-Index 12, 840 citações; IDENTIFICADOR SCHOLAR GOOGLE - : H-Index 24, 2971 citações; IDENTIFICADOR JCR/Publons/Web of Science - N-2246-20144: H-Index 11, 648 citações e 32 publicações indexadas nesta base. Especialista em Estratégias Organizacionais e Inovação para Geração de Valor para organizações privadas e públicas.
Linhas de pesquisa
Economia Circular e Sustentabilidade
Estratégia de Organizações
Geração de Valor
Neuromarketing
Artigos selecionados
Destination advertisement semiotic signs: analysing tourists? visual attention and perceived ad effectiveness
ANNALS OF TOURISM RESEARCH. vol. 84, p. 1-20, 2020
LOURENCAO, M. T. A.; GIRALDI, J. M. E; OLIVEIRA, JORGE HENRIQUE CALDEIRA DE
Circular economy business models and operations management
JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. vol. 235, p. 1525-1539, 2019
LOPES DE SOUSA JABBOUR, ANA BEATRIZ; ROJAS LUIZ, JOAO VICTOR; ROJAS LUIZ, OCTAVIANO; JABBOUR, CHARBEL JOSE CHIAPPETTA; NDUBISI, NELSON OLY; CALDEIRA DE OLIVEIRA, JORGE HENRIQUE; JUNIOR, FLAVIO HORNEAUX