Ricardo Rocha de Azevedo

E-Mail: ricardo.azevedo [at] usp.br

Currículo Lattes

Página Pessoal

Bolsista Produtividade Nivel 2. Ricardo Rocha de Azevedo é professor na FEARP, na Universidade de São Paulo, orientador de mestrado e doutorado no PPGCC/FEARP-USP e no PPGCC/UFU, e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Pós-doutorado em Administração pela EBAPE/FGV (2021). Doutorado e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP-USP (2016). Graduação em Ciências Contábeis (2009). Graduação em Sistemas Informatizados (2005). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC-UFU) entre 2021 e 2023. Foi consultor de contabilidade pública com mais de 15 anos de atuação, e foi contador da auditoria interna da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. É membro representante do CFC no grupo técnico de padronização contábil na Secretaria do Tesouro Nacional - (CTCONF-STN). É membro do Comitê Permanente de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade (CP-CASP/CFC). É membro do Grupo de Pesquisa "Public Sector Accounting Governance in Brazil" (PSAG), vinculado à FEARP-USP, e do grupo de pesquisa "Resiliência Financeira das Cidades Contemporâneas", do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). É editor associado da Revista de Contabilidade e Organizações (RCO-USP) desde 2019, e da revista Brazilian Business Review (BBR) desde 2022. Foi coordenador geral do 3o Congresso UFU de Contabilidade e coordenador científico da 4a edição desse congresso. Atual coordenador da área de Contabilidade Pública no Congresso USP de contabilidade e do congresso da ANPCONT. E-mail: ricardo.azevedo@usp.br.

Linhas de pesquisa

Ciclo Financeiro de Governos Locais (ciclo PFM)

Contabilidade Financeira

Finanças Corporativas

Grupos de Pesquisa

ARC-A&A (FGV)
PSAG-USP

Artigos selecionados

• The influence of public sector audit digitalisation on local government budget planning: evidence from Brazil

JOURNAL OF PUBLIC BUDGETING, ACCOUNTING & FINANCIAL MANAGEMENT. vol. 35, p. 198-218, 2023

LINO, ANDRÉ FELICIANO; AZEVEDO, RICARDO ROCHA DE; BELOTE, GUILHERME SIMÕES

• Fighting or supporting corruption? The role of public sector audit organizations in Brazil

CRITICAL PERSPECTIVES ON ACCOUNTING. vol. 83, p. 102384, 2022

LINO, ANDRÉ FELICIANO; AZEVEDO, RICARDO ROCHA DE; AQUINO, ANDRÉ CARLOS BUSANELLI DE; STECCOLINI, ILEANA

• Digital affordances and remote public audit practice

FINANCIAL ACCOUNTABILITY & MANAGEMENT (PRINT). vol. 38, p. 447-467, 2022

AQUINO, ANDRÉ CARLOS BUSANELLI DE; LINO, ANDRÉ FELICIANO; AZEVEDO, RICARDO ROCHA DE; SILVA, POLYANA BATISTA DA

• Financial Management Information Systems and accounting policies retention in Brazil

INTERNATIONAL JOURNAL OF PUBLIC SECTOR MANAGEMENT. vol. 33, p. 207-227, 2020

AZEVEDO, R. R.; LINO, ANDRÉ FELICIANO; AQUINO, A. C. B.; M, T. C. P.

• Deadlines and software: disentangling local government accounting reforms in Brazil

PUBLIC MONEY & MANAGEMENT. vol. online, p. 1-11, 2020

AZEVEDO, R. R.; AQUINO, A. C. B.; NEVES, F.; SILVA, C.