Terça, 20 Agosto 2013 11:30

Erasmus+

Avalie este item
(1 Voto)

O Programa Erasmus (European Community Action Scheme for the Mobility of University Students, ou Programa de ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários) é um programa de intercâmbio que financia estudantes, docentes e servidores da União Europeia (UE), criado em 1987. Esse programa é organizado pela EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). O Programa Erasmus, em conjunto com uma série de outros programas independentes, foi incorporado ao programa Sócrates criado em 1994 e 1999 foi substituído pelo Programa Sócrates II em 24 de janeiro de 2000, que em por sua vez, foi substituído pelo Lifelong Learning Programme 2007–2013 em 1 de Janeiro de 2007.

O novo programa Erasmus+ (2014 - 2020) combina todos os atuais esquemas da UE para a educação, formação, juventude e desporto, que iniciou suas atividades em Janeiro de 2014. O Erasmus+ incorporou os seguintes projetos que anteriormente eram independentes:

  • Lifelong Learning Programme (Erasmus, Leonardo da Vinci, Comenius and Grundtvig)
  • Youth in Action
  • Erasmus Mundus
  • Tempus
  • Alfa
  • Edulink
  • Programme for cooperation with industrialised countries

O programa tem, entre seus objetivos, o de promover a educação superior Europeia, colaborar na ampliação das perspectivas de carreira dos estudantes e promover o entendimento intercultural através da cooperação com países não membros da União Europeia (UE), estando assim, de acordo também com os objetivos da política externa da UE. O programa apoia a criação de parcerias entre instituições de Ensino Superior, europeias e de outros continentes, intercâmbio em todos os níveis da educação superior, com financiamento da mobilidade para estudantes de graduação, doutorado, pós- doutorado, docentes e servidores técnico-administrativos.

Erasmus+ concede bolsas para uma ampla gama de ações e atividades nas áreas de educação, treinamento e esporte. O programa dá oportunidades aos estudantes, funcionários e voluntários para passar um período no exterior para aumentar as suas competências e empregabilidade. Apoia as organizações a trabalhar em parceria transnacional e compartilhar práticas inovadoras.

As ações centralizadas são geridas a nível europeu pela EACEA. Para vertentes do programa Erasmus+ que trabalham com países fora da UE e de outros países do programa, Escritórios Nacionais Erasmus+ foram criados em vários desses países parceiros elegíveis. Para os interessados em Países do Programa, as agências nacionais também têm um Ponto de Contato Internacional para estas vertentes. As iniciativas do Erasmus+ são divididas em algumas ações principais, sendo:

 

Key Action 1: Learning Mobility of Individuals

A Ação-chave 1 apoia a mobilidade na educação e tem como objetivo trazer benefícios duradouros para os participantes e as organizações participantes envolvidas. O foco dessa ação são programas conjuntos de mestrado e doutorado que desejam obter financiamento do Erasmus+. A EACEA gere a seleção de projetos em: 

 

As outras ações do KA1 são geridas a nível descentralizado pelas agências nacionais. Aplicações no âmbito desta ação não podem ser feitas individualmente por alunos, funcionários ou voluntários. Os que desejam participar de uma atividade devem contatar uma das organizações que recebem apoio do programa Erasmus+.

 

Key Action 2: Cooperation for innovation and the exchange of good practices

As ações no âmbito da Ação-Chave 2 torna possível para organizações de diferentes países participantes trabalhar em conjunto, desenvolver, compartilhar e transferir as melhores práticas e abordagens inovadoras nas áreas de educação, formação e juventude. As seguintes ações são gerenciadas pela EACEA como parte do chamado geral à apresentação de propostas e descrito em detalhes no Guia do Programa:

  • Knowledge Alliances cooperation between higher education institutions and enterprises;
  • Sector Skills Alliances addressing skills gaps in specific economic sectors;
  • Capacity Building in the field of youth supporting cooperation with Partner Countries;
  • Capacity Building in the field of higher education supporting cooperation with Partner Countries.
  • Additionally there will be a high number of Strategic Partnerships in the field of Education, Training and Youth supported through KA2.

 

Key Action 3: Support for policy reform

A Ação-chave 3 concede bolsas para uma ampla variedade de ações que visam estimular o desenvolvimento de políticas de inovação, diálogo e implementação de políticas, e da troca de conhecimentos nos domínios da educação, formação e juventude. A maioria deles é gerida pela EACEA. Muitas das acções no âmbito KA3 são geridos fora do chamado geral anual à apresentação de propostas. Os três instrumentos principais que são gerenciados por meio de chamadas específicas para apresentação de propostas publicados nesse site.

 

 

Key Action Jean Monnet

As Ações Jean Monnet tem por objetivo promover a excelência no ensino e pesquisa no campo dos estudos da União Europeia em todo o mundo. Essas ações também visam a promoção de um diálogo entre o mundo acadêmico e os decisores políticos, em particular com o objetivo de reforçar a governança das políticas da UE. As principais atividades incluem cursos, pesquisas, conferências e publicações no campo de estudos da UE.

Estudos da União Europeia integram o estudo da Europa em sua totalidade, com especial ênfase no processo de integração europeia, tanto nos seus aspectos internos e externos. A disciplina abrange também o papel da UE no mundo globalizado e na promoção de uma cidadania europeia ativa eo diálogo entre povos e culturas. 

Cátedras Jean Monnet, Centros de Excelência, Módulos, Política Debate com Mundo Acadêmico e Apoio a instituições acadêmicas ou atividades associadas fazem parte do de chamadas geral à apresentação de propostas e são descritos em detalhes no Guia do Programa.

 

 

Erasmus Mundus

O Erasmus Mundus era um programa de mobilidade para educação superior criado e administrado pela Comissão Europeia, voltado, porém, para o mundo todo, sem discriminação de países ou nações. Os objetivos do programa são de promover a educação de ensino superior europeia, ajudar a melhorar as perspectivas de carreiras e promover a interculturalidade entre países europeus e não-europeus. As bolsas para os cursos de mestrado possuem valor de 24 mil euros anuais e de doutorado de 60 a 130 mil euros. O Erasmus Mundus foi finalizado em 2013, mas os projetos de mestardo e doutorado conjunto suportados por ele continuam a existir.

 

  • Mais informações sobre essas oportunidades nesse link.

 

Para saber mais

Lido 9105 vezes