Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa, quanto à integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos deve atender à Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo o Comitê de Ética o órgão responsável por avaliar os protocolos de pesquisa.

Atualmente a FEARP está vinculada ao Comitê de Ética em Pesquisa sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, no qual possui um membro. O interessado em submeter um projeto à apreciação do Comitê pode obter orientações na página do colegiado, ou com Daniela Gabeloni Felix da Silva, Técnica para Assuntos Administrativos, pelo telefone (16) 3315-4811 ou pelo correio eletrônico coetp@listas.ffclrp.usp.br .

A submissão do projeto ao CEP começa com o seu cadastro na Plataforma Brasil, que deve ser realizado com pelo menos 30 dias de antecedência da reunião do Comitê de Ética (ver calendário de reuniões aqui). Para tanto, a Plataforma Brasil gerará uma folha de rosto que deverá ser enviada ao Escritório de Apoio à Pesquisa da FEARP pelo endereço apoiopq@fearp.usp.br, juntamente com o resumo do projeto (poderá entregar essa documentação pessoalmente também, caso prefira). Então, o escritório providenciará a assinatura do diretor da FEARP na folha de rosto e a devolverá ao interessado, para que possa dar continuidade aos trâmites na Plataforma Brasil.

O preenchimento da folha de rosto deve seguir estas orientações:

a) Caso se trate de projeto desenvolvido por aluno de graduação, o pesquisador responsável deve ser o docente orientador do aluno. Assim, todos os campos referentes ao pesquisador responsável deverão conter os dados do docente orientador. Se o projeto for desenvolvido por aluno de pós-graduação ou de pós-doutorado o pesquisador responsável será ele mesmo, e não o docente orientador ou supervisor.

b) Nos campos referentes à instituição proponente deverão constar:

- no campo 12. Nome: Universidade de São Paulo

- no campo 13. CNPJ: 63.025.530/0094-03

 

Normas

 

Orientações Gerais

Lido 2130 vezes Última modificação em Sexta, 10 Agosto 2018 08:39
Mais nesta categoria: « Parque de Equipamentos