Rafael de Freitas Souza

Telefone: (0xx16)3315-3899

E-Mail: fsrafael [at] usp.br

Currículo Lattes

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Servidor público há dezoito anos, tendo ocupado cargos de chefia, direção, coordenação e assessoria; além do magistério no Ensino Superior em cursos de graduação e MBAs. Atualmente, é Professor da Área de Ciência de Dados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP). Possui experiência com a programação direcionada à coleta, ao tratamento, à análise e à apresentação de dados, atuando com técnicas de Machine Learning e de Deep Learning, incluindo as Análises Espaciais. É autor da library overdisp for R, módulo computacional registrado pelo CRAN (The Comprehensive R Archive Network); e do livro Data Science, Analytics and Machine Learning with R, distribuído em 60 países pela Academic Press. Também é membro associado da Aliança Tropical das Águas (Tropical Water Research Alliance - TWRA) e Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Linhas de pesquisa

Análises Espaciais

Deep Learning

Estatística Multivariada

Machine Learning

Performance Organizacional

Artigos selecionados

• Multilevel Ordinal Logit Models: A Proportional Odds Application Using Data from Brazilian Higher Education Institutions

AXIOMS. vol. 13, p. 47, 2024

Freitas Souza, R.; LIMA, F. G.; CORREA, H. L.

• Vulnerability to poverty due to schooling: a discussion from the spatial perspective

INTERNATIONAL JOURNAL OF APPLIED DECISION SCIENCES. vol. 17, p. 313-340, 2024

FREITAS SOUZA, R.; CARNEIRO DA CUNHA, J. A.; CORREA, H. L.; SOUSA, C. O. M.

• Projective techniques: in search of an alternative to validity and reliability

REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING. vol. 23, p. 1277-1314, 2024

ANTUNES, LUIZ GUILHERME RODRIGUES; SOUZA, RAFAEL DE FREITAS; FERREIRA, ANA CRISTINA; ZANOLA, FERNANDA DE AGUIAR; VILAS BOAS, LUIZ HENRIQUE DE BARROS

• The Social Psychological Explanations for the Effects of Social Media Marketing and Traditional Media on Voting Intentions

JOURNAL OF MARKETING THEORY AND PRACTICE. vol. 33, p. 1, 2024

ALMEIDA, M. I. S.; VIEIRA, V. A.; AGNIHOTRI, R.; Freitas Souza, R.

• G20 Countries and Sustainable Development: Do They Live Up to Their Promises on CO2 Emissions?

PROCESSES. vol. 12, p. 2023, 2024

FREITAS SOUZA, R.; CAL, H. C. R.; LIMA, F. G.; CORREA, H. L.; SANTOS, F. L.; ZANIN, R. B.