Quinta, 22 Setembro 2022 12:44

Oficinas abordam Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em redações de vestibulares

As provas dos principais vestibulares do País estão chegando e, por isso, o projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU vai promover, a partir do dia 24 de setembro, um ciclo de oficinas de redação focado no modelo dissertativo-argumentativo, que é solicitado por provas como as do Enem e da Fuvest.

Serão seis oficinas temáticas, com quatro horas de duração cada, sempre aos sábados, até 29 de outubro, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. A participação é totalmente gratuita e os interessados devem se inscrever neste link. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados.

Os encontros não são progressivos, ou seja, a cada oficina os conteúdos essenciais sobre a produção de textos serão reapresentados, mudando somente o tema abordado. As aulas serão práticas e teóricas, com resoluções de exercícios e demonstrações de como cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser temas das redações.

Serão aplicados os critérios de correção utilizados no Enem e na Fuvest, com adaptação para os demais vestibulares e aplicabilidade desse modelo de escrita em outras áreas. Além de se preparar para a produção das redações, os estudantes terão a oportunidade de aprender por meio da interpretação de filmes, séries, videoclipes, curtas-metragens, podcasts, documentários e outras peças.

Os temas de cada encontro estão disponíveis no próprio formulário de inscrição. Mais informações sobre o ciclo: agendaonu2030@usp.br.

Sobre o projeto

O projeto Ribeirão Preto e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU vai realizar reuniões públicas de mobilização e debate sobre o processo de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU na cidade e região.

Entre as ações institucionais do projeto estão 17 seminários temáticos com o intuito de promover a discussão crítica acerca de cada um dos ODS. Também haverá 17 minicursos com conteúdos sobre cada um dos ODS direcionados aos estudantes e aos jovens em geral, criação de vídeos de formação para gestores públicos e um livro com os resultados e informações reunidos ao longo da realização do projeto.

Essa é uma iniciativa das Faculdades de Direito (FDRP), Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) e de Medicina (FMRP) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), todos da USP em Ribeirão Preto, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Instituto Ribeirão 2030, governos e legislativos municipais e entidades da sociedade civil.

Via: Jornal da USP

Lido 320 vezes Última modificação em Quinta, 22 Setembro 2022 12:49