Quarta, 04 Dezembro 2013 15:54

Artigo de professores recebe prêmio da ANPEC

O artigo "The Market Impact and the Cost of Environmental Policy: Evidence from the Swedish Green Car Rebate", escrito pelo professor do Departamento de Economia, Claudio Ribeiro Lucinda, junto ao docente visitante da Stockholm School of Economics, Cristian Huse, ganhou o Prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Criado em 1982, o Prêmio Haralambos Simeonidis homenageia um dos mais ativos participantes da ANPEC e tem por objetivo estimular as atividades de reflexão e pesquisa em economia no Brasil. São premiados, anualmente, os melhores trabalhos nas categorias artigos, livros e teses de doutorado.

O artigo dos professores Lucinda e Huse foi aceito, em março deste ano, para publicação no Economic Journal, um dos periódicos internacionais mais respeitados. O estudo analisa a política sueca para carros com baixa emissão de CO2 ou que utilizem combustíveis renováveis.

A pesquisa concluiu que a possibilidade de escolha do consumidor pela gasolina em carros multicombustíveis mitiga os esforços para promoção do uso desse tipo de automóvel. Outro ponto controverso está no fato de o custo das políticas públicas para incentivar o uso de automóveis movidos a etanol ser mais alto do que os investimentos necessários para a compra de créditos de carbono.

Os professores Lucinda e Huse lecionaram um módulo de Organização Industrial no Mestrado em Economia - Área: Economia Aplicada no segundo semestre de 2013, no qual transmitiram aos alunos algumas das técnicas utilizadas no artigo premiado.

Lido 1847 vezes Última modificação em Quinta, 05 Dezembro 2013 09:49