Segunda, 27 Janeiro 2014 14:34

Novo reitor da USP toma posse

A cerimônia de posse do novo reitor da USP, Marco Antonio Zago, foi realizada no último dia 25 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Zago fica na Reitoria até 2018, juntamente com o professor Vahan Agopyan, que exerce a função de vice-reitor da Universidade.

A chapa formada por Zago e Agopyan foi a mais votada na eleição realizada no dia 19 de dezembro, com 1.206 votos, e encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador.

Na cerimônia de posse, estavam presentes o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Fernando Haddad, além dos ministros Marco Antonio Raupp (Ciência) e Alexandre Padilha (Saúde), entre outras autoridades.

O novo reitor concedeu recente entrevista ao Jornal da USP, onde ressaltou que aprofundar a democratização e a autonomia universitária e reformar o ensino de graduação serão metas prioritárias de sua gestão. (A entrevista completa está disponível aqui)

- Reitor e vice-reitor

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975. É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Desde 2010, era pró-reitor de Pesquisa da USP.

O novo vice-reitor, Vahan Agopyan, é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (1974), com mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis (1978) e doutorado em Engenharia Civil pelo King's College London, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Desde 2010, era pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. Foi diretor da Escola Politécnica, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conselheiro da Fapesp e coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da USP)

Lido 1753 vezes