Quarta, 10 Junho 2015 09:56

NPT lança série para aprimoramento da prática do ensino em sala de aula

A partir deste mês, o NPT Research Group inicia a série “Estratégias didáticas NPT”, voltada para o aprimoramento da prática do ensino em sala de aula. “Minute paper” é a primeira e já está disponível no site www.npt.com.br/index.php/sed

A ferramenta permite uma avaliação individual dos estudantes e promove a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem. Ao final de cada aula ou unidade de aprendizagem, o professor pede que os estudantes respondam ou formulem uma pergunta individualmente. O professor deve responder todas as perguntas e discutir as mesmas em aula posterior. O professor terá oportunidade de melhorar a sua aula com o feedback dos estudantes.

“Como é anônimo, o estudante fica mais motivado e pode comentar e perguntar o que quiser sobre a aula”, diz o professor José Dutra de Oliveira Neto, coordenador do NPT. O docente já utiliza a técnica do “Minute Paper” em suas aulas. “É uma ferramenta para que o professor tenha a possibilidade de saber se os estudantes realmente compreenderam o conteúdo da aula”, comenta.

As informações sobre como implementar, quais perguntas devem ser feitas e quando aplicar a ferramenta estão disponíveis no site.

De acordo com Dutra, a ideia é que a cada três meses o NPT disponibilize ferramentas como o “Minute Paper”. O tema da próxima série será "Estilos de aprendizagem". As instruções para o uso das ferramentas poderão ser baixadas gratuitamente pelo site do grupo de pesquisa.

- NPT
O objetivo do Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais (NPT) é contribuir para o desenvolvimento social por meio de pesquisa e ensino de excelência. Desenvolve projetos de pesquisa nas seguintes linhas de pesquisa:

- Educação a distância no ensino superior;
- Estilos de aprendizagem e a educação a distância;
- Gestão da educação a distância.

O NPT atua também nas áreas de ensino, ofertando cursos de extensão universitária em diversas áreas do conhecimento.

Lido 2692 vezes Última modificação em Quinta, 11 Junho 2015 10:06