Quarta, 11 Novembro 2015 14:42

Conselho Consultivo Externo opina sobre temas que a FEA-RP deve debater e pesquisar nos próximos anos

O que a FEA-RP deve debater e pesquisar nos próximos dois anos? Essa foi a questão que os empresários, professores e pesquisadores que compõem o Conselho Consultivo Externo da Faculdade responderam na reunião realizada na sexta-feira (6/11).

Dentre os temas levantados pelos conselheiros aparecem as tecnologias disruptivas, marcadas pela ruptura em um modelo padrão de negócio, gestão ou consumo e que requerem a reinvenção para a sobrevivência das empresas. Um dos casos mais recentes, por exemplo, é o das operadoras de TV contra os serviços on-demand.

Os conselheiros ainda ressaltaram que temas como os gargalos de infraestrutura, tecnologias verdes, nova economia, gestão de empresas em momentos de crise, Agenda 2030 ONU e desenvolvimento sustentável devem ser pesquisados pela Faculdade em 2016 e 2017.

- Escritório de Negócios
Outro ponto abordado durante a reunião do Conselho Consultivo Externo foi a proposta de criação do Escritório de Negócios da FEA-RP, cujo principal objetivo seria aprimorar a formação do aluno por meio da aproximação das atividades acadêmicas ao ambiente empresarial, nos mais diversos ramos de atividades econômicas, possibilitando novas experiências durante o tempo de formação universitária.

Os conselheiros tiveram a oportunidade de sugerir ações e atividades que o Escritório pudesse desenvolver. Confira algumas delas:
- Criar Missão e Visão e, se possível, metas quantitativas;
- Criar uma oficina de planos de negócios;
- Criar um conselho consultivo para o Escritório de Negócios com representantes da diretoria, professores, alunos, ex-alunos e ex-presidentes da Júnior FEA-RP;
- Realizar visitas em empresas para saber quais são suas demandas e como essas podem ser trabalhadas dentro do Escritório de Negócios;
- Fortalecer o relacionamento com os ex-alunos;
- Preparar os alunos para processos de trainee.

Além do Conselho Consultivo Externo, a proposta de criação do Escritório de Negócios da FEA-RP envolve a diretoria, o professor Marcos Fava Neves e a Assessoria de Gestão Estratégica. A proposta ainda será discutida na Faculdade.

- Ações sugeridas
Na reunião, foi apresentado aos conselheiros o status das ações sugeridas sobre como aumentar a integração das empresas privadas e públicas com a FEA-RP. A questão foi o tema central da segunda reunião do Conselho, realizada em maio deste ano.

Dentre os destaques das ações sugeridas que já foram colocadas em prática está a disciplina “Estudo de Casos em Organizações e Inovação”, aplicada em parceria com a Embraer e a SAP Brasil. A ideia de implementar a disciplina surgiu da sugestão “Empresa 360 graus”.

A proposta de criar o Escritório de Negócios da FEA-RP também surgiu de uma ação sugerida pelo Conselho. Na ocasião, os conselheiros sugeriram a criação da “Casa de Desenvolvimento de Negócios”. A lista completa das ações está disponível aqui.

- Conselho Consultivo Externo
O Conselho Consultivo Externo é um dos projetos prioritários da gestão do diretor Dante Pinheiro Martinelli. O projeto é coordenado pelo professor Marcos Fava Neves, com a assessoria da assistente Soraya Brites Loureiro Raspantini.

É formado por representantes de empresas como Coca-Cola, Ilab Sistemas, Ice by Nice, British Petroleum, Milano Calçados, Coplana, Arteris S/A, Atlantia Bertin Concessões, Ourofino, Embraer, Votorantim, GasBrasiliano, entre outras, além de professores com atuação na USP, no Insper e na Unesp.

O objetivo principal do Conselho é trazer a sociedade e suas demandas nas discussões dos destinos e atividades da Faculdade.

Foto: Luiz Fernando Laguna

Lido 6629 vezes Última modificação em Quarta, 11 Novembro 2015 15:03