Quarta, 13 Abril 2016 14:05

Alunos de graduação irão empreender por um dia

Os alunos de graduação da Faculdade sentirão na pele por um dia o que é ser empreendedor. No dia 20 de abril, eles participarão da atividade acadêmica “Empreender por 1 dia” para vender produtos e serviços em stands espalhados pelo Campus de Ribeirão Preto.

A atividade faz parte da disciplina “Empreendedorismo”, ministrada pela professora Simone Vasconcelos Ribeiro Galina. O objetivo é que os alunos passem pela experiência completa que envolve o lançamento de um novo negócio, desde o surgimento da ideia até sua concretização.

“Acredito que essa atividade pioneira na FEA-RP possa despertar no aluno o interesse pela temática e vivência do empreendedorismo, além de ser uma forma de avaliação adequada para uma disciplina prática como essa “, afirma a professora Simone.

A atividade é desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de Portugal. Na instituição portuguesa, a mesma atividade será realizada no dia 19 de abril.

- Etapas
O “Empreender por 1 dia” envolve diversas etapas que vêm sendo desenvolvidas durante as aulas da disciplina. A primeira das etapas foi a de preparação do negócio, que envolveu a criação do produto ou serviço, preço, promoção, recursos necessários entre outros.

A segunda etapa, de concretização do negócio, será desenvolvida no dia 20 de abril, quando os alunos terão a oportunidade de vender seus produtos e serviços. “É importante lembrar que os lucros obtidos com as atividades desenvolvidas serão integralmente doados a uma organização sem fins lucrativos”, explica a professora Simone.

Já a terceira etapa será a reflexão sobre a experiência, em que os grupos terão que apresentar um relato descritivo sobre o que aprenderam, além dos aspectos negativos e positivos de ser empreendedor por um dia. A partir disso, os grupos brasileiros e portugueses trocarão experiências por videoconferência.

- Produtos e Serviços
Dentre os produtos que estarão à venda pelo Campus no dia 20 de abril estão: trufas, bolos, brigadeiros, doces gourmet, geladinho, blocos de anotação, chaveiros, roupas e acessórios, canetas, pão de mel, açaí, entre outros. Outros grupos devem oferecer também serviços como caronas, fotos e minicampeonato de vídeo game.

Lido 3538 vezes