Quarta, 15 Junho 2016 14:44

Evento destaca que problemas financeiros existem para todo mundo e mostra caminho para saúde financeira

(1 Voto)

Problemas de educação financeira existem para todo mundo, não importa classe social ou nacionalidade. Foi o que destacou o professor Alexandre Nicolella durante o evento Pé de Meia Aberto, realizado no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres na última quinta-feira (9/6).

Ao lado do monitor do Projeto Pé de Meia, Renan Rossetti, Nicolella destacou que os problemas financeiros têm solução, mas que para isso é necessário planejamento. “Se você não planeja, a chance de dar errado é muito grande”, disse.

No evento, aberto ao público, os palestrantes destacaram o contexto histórico brasileiro desde que o país deixou de ser uma monarquia e falaram sobre a atual crise econômica que afeta o bolso dos cidadãos. “Essa crise vai passar, mas ela não será a última já que a economia é um ciclo”, comentou Nicolella, mais uma vez destacando a importância de se planejar.

“Não importa a renda que você tem, não espere momentos de crise para poupar”, disse Renan Rossetti, desmistificando mitos como “pensar que planejamento financeiro é só para quando ficar mais velho.” Os palestrantes ainda falaram sobre porque poupar e abordaram questões como financiamento, cartão de crédito e investimento.

Claudia Aguilera Pereira dos Santos participou do evento porque decidiu que quer colocar as contas em dia para conseguir conquistar seu grande sonho. “Senti a necessidade de poupar para realizar o sonho de comprar minha casa”, explicou.

Mas nem todos que participaram do Pé de Meia Aberto estavam em busca de soluções para seus problemas financeiros. Rosangela Aparecida Felippin já conhece a rotina de planejamento financeiro há muito tempo, mas mesmo assim quis conferir as dicas dos palestrantes para saber se está fazendo tudo certo e também conhecer mais opções para conseguir poupar ainda mais.

Fotos: Luiz Fernando Laguna (STI)
pe de meia aberto 1  pe de meia aberto 2
Alexandre Nicolella e Renan Rossetti falaram da importância do planejamento

- Educação Financeira para Todos
Nesta quinta-feira (16/6), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga recebe o evento Pé de Meia – Educação Financeira para Todos, a partir das 18h30, no Anfiteatro da Unidade. O evento também será gratuito e aberto ao público. Mais informações: www.facebook.com/events/1793216937579257/

- Pé de Meia
Foi com a ideia de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiar que surgiu o Pé de Meia, projeto desenvolvido pelo Clube de Mercado Financeiro, sob a supervisão do professor Alexandre Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima.

O piloto do projeto foi realizado em uma escola de Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio do ano seguinte, o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis e no mesmo ano foi destaque de reportagem do programa Globo Repórter. Desde então, já atendeu cerca de 3.500 pessoas e se estendeu para todo o Brasil.

Para saber mais sobre o Projeto, acesse: www.fearp.usp.br/pt-br/pedemeia/inicial.html

Lido 2459 vezes Última modificação em Quarta, 15 Junho 2016 15:15