Processo Seletivo de Intercâmbio para o 2º Semestre de 2024

Inscrições de 01 a 18 de fevereiro de 2024.

O Edital 1847/2024 de Processo Seletivo de vaga de intercâmbio da FEA-RP já está disponível!

As inscrições para o Edital de Processo Seletivo para Intercâmbio da FEA-RP devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Mundus. No Menu lateral "Público" acesse o link "Editais > Alunos de Graduação" e pesquise por "Unidade Responsável: FEA-RP". Então, poderá encontrar o link para o edital e documentos anexos, ou, acesse os links abaixo. Sua inscrição poderá ser efetuada durante o período estipulado no calendário do edital.

Edital e Anexos

Edital 1847/2024

ANEXO I - Vagas 2024

ANEXO II - Certificado Proficiência

ANEXO III - Plano e Contrato de Estudos

ANEXO IV - Formulário de Inscrição

Check List Edital

Regras gerais para participar do processo seletivo de Intercâmbio

Graduação

O Programa de Intercâmbio Acadêmico permite ao aluno regularmente matriculado na FEA-RP cursar disciplinas em uma Instituição Estrangeira de Ensino. Para este fim, a Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP (CRInt) determina as condições em que se efetivarão os intercâmbios por meio de editais. A Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP (CRInt) organiza, semestralmente, a seleção de seu programa de intercâmbio, que confere aos alunos de graduação a oportunidade de estudar um ou dois semestres no exterior. O programa de intercâmbio da CRInt FEA-RP é dirigido exclusivamente para fins acadêmicos, ou seja, para que os alunos de graduação possam estudar no exterior. Esse programa de intercâmbio está aberto a todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da FEA-RP, que tenham completado entre 20% e 90% dos créditos do curso, média ponderada suja mínima de 6,00 e possuam proficiência no idioma da universidade de destino, em alguma instituição conveniada à FEA-RP. Verifique os convênios vigentes no link das opções de vagas, acima. Benefícios para quem realiza intercâmbio por intermédio dos convênios acadêmicos internacionais da FEA-RP:

• Ter a oportunidade de estudar em universidades de renome no exterior.
  • Não precisar pagar mensalidades acadêmicas (tuition fees).
  • Obter aproveitamento dos créditos cursados no exterior quando retornar ao Brasil.
  • Ampliar seu network entre outros.
  • Possibilitar ao estudante o contato com diferentes correntes de pensamento, teorias e práticas científicas;
  • Favorecer o contexto de compartilhamento, difusão e aprofundamento de informações e conhecimentos acadêmico-científicos;
  • Incentivar a pesquisa.

Duração do Intercâmbio

Um semestre letivo, podendo ser prorrogado por igual período. Alunos interessados em realizar prorrogação, devem se inscrever no edital de processo seletivo referente ao semestre seguinte do que estiver em intercâmbio.

Custos e moradia

Os acordos de intercâmbio preveem a isenção de taxas de matrícula, bem como de despesas de ensino comuns a instituições privadas (mensalidades, anuidades, tuition), cabendo ao participante do programa o custeio de suas despesas de viagem, documentação e manutenção (aluguel, alimentação, material didático, seguro saúde, transporte, taxas para confecção de documentos nas Instituições Estrangeiras etc.) no decorrer de sua estadia na instituição conveniada. Não há fornecimento de bolsas de estudo ou auxílio financeiro por parte da FEA-RP/USP.

Cronograma

Os editais de seleção para alunos de graduação ocorrem semestralmente, habitualmente na primeira quinzena de fevereiro (para viajar no segundo semestre do mesmo ano) e na primeira quinzena de agosto (para viajar no primeiro semestre do ano seguinte). É importante ficar atento aos prazos de inscrição e se preparar com antecedência para obter passaporte, exame de proficiência e a média mínima exigida. Instituições conveniadas, Idioma e número de vagas. O aluno interessado em realizar intercâmbio pela CRInt FEA-RP pode se inscrever para fazer intercâmbio dentre as diversas instituições estrangeiras conveniadas à FEA-RP. Consulte todas as instituições, os requisitos básicos e número de vagas no Edital vigente, no Sistema Mundus, na página do International Office (no site da FEA-RP).

Os requisitos básicos para realizar intercâmbio pela CRInt da FEA-RP são:
-Ser aluno regularmente matriculado na FEA-RP;
-Ter no mínimo 20% e no máximo 90% dos créditos cumpridos;
-Ter média ponderada suja igual ou maior que 6.0;
-Apresentar comprovante de proficiência de idioma, de acordo com a exigência da universidade de destino.

Pós-Graduação

Para alunos de Pós-Graduação a análise do pedido de intercâmbio é realizada em fluxo contínuo e depende da demanda do aluno e de seu orientador. A CRInt analisará caso a caso.

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES:

Processo Seletivo para o 1º Semestre de 2023

As inscrições para o Edital de Processo Seletivo para Intercâmbio da FEA-RP devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Mundus. No Menu Lateral "Público" acesse o link "Editais > Alunos de Graduação" e pesquise por "Unidade Responsável: FEA-RP". Então, poderá encontrar o link para o edital e documentos anexos. Sua inscrição poderá ser efetuada durante o período estipulado no calendário do edital.

O Edital de Processo Seletivo da FEA-RP está lançado!

Edital e Anexos

Edital 1539/2022

Vagas disponíveis nas Universidades parceiras

Contrato de Estudos