Segunda, 28 Março 2022 09:45

Inscrições abertas para bolsas de intercâmbio internacional de empreendedorismo e inovação

A Agência USP de Inovação divulgou a abertura do Edital 001/2022 que vai selecionar alunos de graduação para realizarem intercâmbio internacional pelo Programa de Bolsas Modalidade Empreendedorismo e Inovação.

O programa visa conceder auxílios financeiros para alunos participarem de projetos de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo. Há também uma modalidade destinada para aqueles que fazem parte de entidades estudantis voltadas ao empreendedorismo e inovação com propósito de desenvolver projetos que promovam a melhoria de práticas associadas desta área, na USP.

Para participar é preciso possuir o aceite da Instituição de destino e preencher os requisitos, entre eles: ter concluído ao menos dois semestres ou pelo menos 20% do total dos créditos do seu curso atual; estar regularmente matriculado e não ter dependências em disciplinas obrigatórias do seu curso atual e não ter sido beneficiado anteriormente por bolsas de Programas de Mobilidade Internacional.

Jean Dantas, aluno de graduação de Administração, foi contemplado no último edital e no momento está em intercâmbio na Georgetown University, nos EUA. “Diferente das outras bolsas de intercâmbio, neste edital você pode escolher fazer um projeto tanto em uma empresa quanto em uma universidade. Mas para isso, você precisa conseguir a Carta de Aceite da instituição que você tem a intenção de fazer o projeto”, explica o aluno.

Dantas também comenta que buscou vários contatos por meio do Linkedin e rede de amigos: “Fiquei 3 meses procurando algumas instituições que fariam sentido eu tentar o contato. Foi quando encontrei o Professor Simon Blanchard da Georgetown University. Tive várias conversas de alinhamento com ele para entender como poderíamos seguir com um projeto de interesse de ambas as partes. Assim, fiz o application para a bolsa oferecida pela USP e fui aceito”.

As inscrições vão até 8 de maio pelo sistema Mundus. O tempo de duração e os valores das bolsas variam de acordo com o local em que o intercâmbio será realizado. Mais informações aqui.

Caso alguém queira falar com o Jean, pode encaminhar um e-mail para jeandantas@usp.br ou uma mensagem via LinkedIn.

Por: Leonardo Rezende

Lido 743 vezes