Quinta, 27 Junho 2024 11:10

A FEARP passará a coletar tubos vazios de pasta dental

O Escritório de Sustentabilidade da FEARP, em parceria com o USP Recicla, promoveu no final do último mês duas palestras relacionadas à temática da sustentabilidade, entre elas: “Impactos do descarte inadequado de medicamentos e tubos de pasta de dente no meio ambiente”. A palestra que foi conduzida por alunas de graduação da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), bolsistas do Projeto Unificado de Bolsas (PUB) junto ao USP Recicla de Ribeirão Preto, teve como objetivo realizar um levantamento demográfico do descarte de medicamentos e tubos de pasta de dente, bem como abordar diferentes temas relacionados como a bioacumulação, a logística reversa e a forma adequada de consumir e descartar tais produtos.

Dada a relevância da destinação apropriada desse material e, em consonância com a política de descarte adequado de diferentes resíduos na FEARP, foi instalada no saguão do bloco B2 da unidade, uma caixa de coleta de tubos de pasta dental que será periodicamente coletada pelas alunas bolsistas do projeto. Solicitamos assim que todos os alunos tragam esse material e façam o descarte adequado aqui na FEARP!

WhatsApp_Image_2024-06-27_at_09.36.12.jpeg  WhatsApp_Image_2024-06-27_at_09.36.12_1.jpeg  WhatsApp_Image_2024-06-27_at_09.36.12_2.jpeg

A palestra contou com a participação de Keila Ramos, Danielle Garces Trambini e Nicoly Gonçalves, bolsistas no USP Recicla e acadêmicas de Odontologia na FORP-USP, sob a supervisão da Profa. Dra. Alma Blasida Concepcion Elizaur Benitez Catirse da referida faculdade e presidente da Comissão do Campus do Programa USP Recicla.

Assista à palestra na íntegra aqui.

Ação das universidades frente à Agenda 2030

Na mesma data, os alunos presentes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Transformando Universidades rumo à Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades da Agenda 2030”, que contou com a participação remota de Amanda Lange Salvia, Gestora de Projetos e Pesquisadora da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo.

Ao longo de sua palestra, a profissional que atua sobre o papel das universidades para a sustentabilidade e para a Agenda 2030 destacou a importância de um desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas, bem como destacou alguns projetos realizados pelo GerBras - uma parceria de décadas entre Brasil e Alemanha que tem como objetivo promover os desenvolvimentos econômico, social e ambientalmente sustentável.

Para assistir à palestra “Transformando Universidades rumo à Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades da Agenda 2030”, clique aqui.

Por: Rodrigo Basso, representante da FEARP na Comissão do Campus do Programa USP Recicla e Assistente de Comunicação da FEARP.

Lido 176 vezes Última modificação em Quinta, 27 Junho 2024 11:42