Quinta, 02 Julho 2020 12:25

CRInt comunica decisões sobre editais de intercâmbio

(1 Voto)

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da FEA-RP decidiu permitir que os alunos postergassem os intercâmbios acadêmicos internacionais do 2º semestre de 2020 (Edital 1274/2020) promovidos por ela em função da pandemia do novo coronavírus.

Os alunos selecionados foram informados no dia 18 de junho, logo após a comunicação da Reitoria sobre o Plano de readequação para o ano acadêmico 2020, que poderiam realizar seus intercâmbios no 1º semestre de 2021, mantendo a seleção feita em março deste ano sem a necessidade de participar de novo processo seletivo. Em maio, já haviam sido informados sobre a possibilidade de pediram cancelamento do intercâmbio sem que houvesse penalização para as inscrições no próximo semestre.

O professor Roberto Guena, presidente da CRInt, comenta que até o momento está mantido o processo de seleção de intercâmbio do primeiro semestre de 2021, o qual tradicionalmente acontece nas duas primeiras semanas de agosto de cada ano.

“A seleção deverá ser feita, mas tendo em vista que já temos alunos selecionados e que vão postergar o intercâmbio que fariam no 2º semestre de 2020, e dependendo do que for acertado com as universidades conveniadas, deveremos ter um menor número de vagas”, explica o professor.

"A FEA-RP oferece em média 175 vagas de intercâmbio por semestre e para o próximo processo seletivo serão oferecidas em média 130 vagas, excluindo as vagas dos alunos que irão postergar e os que voltaram de seus intercâmbios em março, por conta da pandemia." explica Valéria Degani, chefe da Seção Técnica de Internacionalização.

As decisões foram tomadas considerando as regras da Reitoria da USP, que sugerem a suspensão de intercâmbios e proíbe as viagens de alunos, professores e servidores técnicos e administrativos, orientações da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e a realidade das universidades parceiras.

A CRInt ainda informa que, para os alunos já selecionados, não haverá implicações em relação ao número máximo de créditos para participar do programa de intercâmbio, uma vez que não haverá novo processo seletivo para os alunos já selecionados no Edital 1274, desde que o aluno mantenha seu vínculo acadêmico com a USP, ou seja, não esteja formado ao final deste ano.

Em relação às bolsas da Aucani, uma das regras diz respeito à exigência de que o aluno não tenha reprovação nas disciplinas obrigatórias do curso, o que independe de qualquer medida ou decisão da CRInt ou da FEA-RP. A própria Aucani, inclusive, autorizou que os alunos bolsistas do 1º semestre de 2020 retornassem ao país sem prejuízos à bolsa recebida.

Mais informações na Seção Técnica de Internacionalização (International Office) pelo e-mail international@fearp.usp.br.

Por: Leonardo Rezende, Assistência de Comunicação da FEA-RP. Informações da CRInt e International Office.

Lido 1015 vezes