Terça, 09 Fevereiro 2021 12:24

FEA-RP leva pós-graduação para o Norte do País com seu primeiro Doutorado Interinstitucional

A FEA-RP, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC), acaba de lançar seu primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições estão abertas até 30 de julho de 2021.

O Dinter é composto por turmas de programas de pós-graduação conduzidas por uma promotora (no caso, o PPGCC) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora (UFPA).

O objetivo do curso é promover a qualificação dos recursos humanos, viabilizar a formação de doutores, subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu e promover a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.

Amaury José Rezende, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP (CPG) e coordenador do projeto, explica que a colaboração entre as instituições começou por meio de André Lino, aluno de graduação, mestrado e doutorado da faculdade junto com a professora Lidiane Nazaré Dias da UFPA, que na época cursava o pós-doutorado na FEA-RP.

“Eles fizeram os primeiros contatos com o professor André Aquino. A partir do levantamento de demandas na UFPA e das intenções institucionais de estabelecer a parceria/convênio, os membros da comissão de PPGCC e eu fizemos um projeto, com o aval dos orientadores”.

“O projeto visa colaborar com a UFPA na formação de docentes, por meio de uma ação colaborativa que também vai aumentar a amplitude das redes de pesquisa dos professores do PPGCC. Esse tipo de parceria é fortemente recomendável pela CAPES, para os programas com notas 5, 6 e 7”, explica Rezende.

Marcelo Botelho, coordenador do PPGCC, acredita que o projeto trará benefícios mútuos: “para a UFPA e toda a região norte do país teremos a oferta de um doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP sendo realizado lá e a nossa faculdade vai ter um maior desenvolvimento de pesquisas conjuntas e, principalmente, geração de impacto na sociedade”.

Inscrições
O curso é gratuito, com aulas exclusivamente durante o dia (segunda a sexta-feira), e exige do aluno, além da carga horária semanal de disciplinas, uma dedicação de 30 (trinta) horas semanais de estudo e de pesquisa.

Podem se inscrever candidatos com vínculo com a UFPA. Neste edital, havendo vagas remanescentes, pode participar também qualquer residente da região Norte do país, desde que apresente o comprovante de residência e atenda os demais requisitos.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O edital completo e o formulário de inscrição podem ser acessados aqui.

Mais informações pelo e-mail posgrad@fearp.usp.br

Por: Leonardo Rezende e Maria Clara Rodrigues de Souza.

Lido 825 vezes Última modificação em Quinta, 25 Fevereiro 2021 17:51