Segunda, 07 Junho 2021 09:54

Por que manter o vínculo com a USP depois de se formar?

(1 Voto)

A cultura de manter o vínculo com a Universidade após a formatura de graduação ou a finalização de uma pós-graduação é comum em instituições tradicionais da Europa e dos Estados Unidos. Esse hábito ainda busca espaço no Brasil, mas plataformas como o Alumni USP procuram estimular esse contato e ainda gerar benefícios tanto para os ex-alunos quanto para a própria Universidade.

Os mais de 85 mil cadastrados, quase metade ex-alunos de pós-graduação, têm alguns benefícios. Eles formam uma vasta rede de contatos profissionais que trazem em comum no currículo um diploma USP. Há ainda acesso ao acervo on-line da USP,  e-mail institucional da Universidade, informações de vagas de emprego e descontos em cursos.

Segundo Marina Helena Cury Gallottini, professora da Faculdade de Odontologia (FO) da USP e coordenadora do Alumni,  o contato com a instituição de ensino na qual a pessoa se formou propicia o networking, a educação continuada, além da oportunidade de opinar e ter papel ativo na constante melhoria da sua universidade. Com informações sobre ex-estudantes, dirigentes e docentes podem, de modo geral, estabelecer modernizações no currículo de determinados cursos.

“Para a Universidade a plataforma Alumni USP representa, além de um instrumento de gestão, uma ponte com a sociedade”, conta. “Dentro da USP, observamos um grande sentimento de orgulho e reconhecimento às unidades e faculdades. Por exemplo, o ex-aluno da Poli, o ex-aluno da Odonto. Mas queremos popularizar mais a ideia de ‘ex-aluno da USP’.”

Marina destaca que o grande número de cadastrados, especialmente nos dois últimos anos, só foi possível graças à parceria com as unidades de ensino e órgãos da Universidade, que realizam ações específicas para divulgar e estimular os formandos a aderirem à plataforma.

Como exemplo, a professora cita a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), todas figuram entre as unidades com mais alunos cadastrados.

Por: Redação, Jornal da USP

Lido 577 vezes Última modificação em Segunda, 07 Junho 2021 13:22