Quarta, 01 Setembro 2021 16:39

Roseli Basso-Silva é eleita chefe do Departamento de Economia

A professora Roseli Basso-Silva foi eleita a nova chefe do Departamento de Economia (REC) da FEA-RP, juntamente com o professor Rudinei Toneto Junior, que será vice-chefe. O mandato teve início em 18 de agosto.

À chefia do departamento cabe convocar e presidir as reuniões do Conselho, representar o Departamento de Economia na Congregação e no Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Unidade, além de orientar as atividades do pessoal docente, técnico e administrativo do Departamento.

Com a interrupção do mandato dos professores Sérgio Kannebley Jr. e Márcio Bobik Braga, Basso-Silva explica que houve a necessidade de se eleger uma chapa entre os atuais membros do conselho.

“Como eu fui coordenadora durante a proposta da reformulação do curso de Economia, conhecendo bem os desafios pendentes no âmbito do departamento e todo processo que envolve o projeto, me coloquei à disposição para concluir essa importante transição", comenta a nova chefe do REC.

“Nossa proposta é dar continuidade aos projetos encampados pela gestão anterior, como a implementação do curso diurno reformulado, que traz importantes inovações e modernizações para o currículo".

Apesar dos mandatos estarem previstos para vigorar até agosto de 2023, Roseli esclarece que a candidatura tem como compromisso da conclusão da gestão anterior: “Assumimos o compromisso de que colocaremos os nossos cargos à disposição do próximo conselho a ser eleito, em meados de 2022, para que haja compatibilidade entre a eleição do conselho e a eleição de chefes de departamento” explica a professora.

Para Roseli, outro desafio da gestão é o retorno das atividades presenciais voluntárias, a partir de 4 de outubro, tanto para professores como para alunos, e que vai requerer planejamento e gestão de acompanhamento da presença de alunos e professores na faculdade com todo cuidado aos protocolos visando à saúde coletiva.

Basso-Silva possui graduação e doutorado em Economia pela FEA-USP, é a atual vice-coordenadora do Curso de Economia e presidenta da Comissão de Acolhimento e Orientação CAO da FEA-RP. Atua principalmente com regimes monetário e fiscal, mercados financeiros e finanças públicas, dedicando-se também ao estudo e aplicação de inovações didáticas para o ensino de economia.

Com graduação, mestrado e doutorado em Economia pela FEA-USP, Toneto foi chefe do REC e diretor da FEA-RP. Na USP foi coordenador da Administração Geral (Codage) e hoje atua como coordenador do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias. Sua pesquisa é direcionada a temas como economia brasileira, economia monetária e fiscal, desenvolvimento econômico e economia agrária e recursos naturais. Além disso, coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono.

Por: Leonardo Rezende.

Lido 916 vezes Última modificação em Quinta, 02 Setembro 2021 09:01