Cadastro no DGP/CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa, através da Portaria PRP-587, de 2-8-2017, instituiu novos procedimentos para a criação, certificação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq). Foi mantida a necessidade de aprovação prévia pelo Departamento de Ensino ao qual está vinculado o pesquisador responsável e pela Comissão de Pesquisa, mas o procedimento para obtenção desta aprovação foi alterado e segue descrito a seguir. Além disto, passou-se a exigir que o solicitante seja docente ativo da USP com título mínimo de doutor. 

- 1. Cadastro do líder  - Sistema Atena/Fale Conosco

 O primeiro passo é solicitar o cadastro do docente como líder de grupo de pesquisa através de mensagem  encaminhada pelo Fale Conosco do sistema Atena.

- 2. Cadastro do Grupo de Pesquisa - DGP/CNPq

 O solicitante será comunicado sobre a liberação de seu acesso ao DGP/CNPq - http://lattes.cnpq.br/web/dgp/, onde  deverá  preencher o formulário para cadastramento do GP. Este formulário, que deve ser salvo em pdf, será utilizado  em etapa posterior. O procedimento deve atender ao disposto no item 2 do Ofício Circular nº 007/2007/PRP

- 3. Aprovação do GP pelo Departamento e CPq - Sistema Atena/Pesquisa Atende

 O solicitante deverá acessar o Sistema Pesquisa Atende disponível no Atena (tutorial aqui) e encaminhar as  informações e documentos necessários para a tramitação de sua solicitação para obtenção da aprovação junto ao  Departamento e CPq. Nesta  etapa, devem ser observadas as instruções do item 3 do Ofício Circular nº 007/2017.

 

Grupos de Pesquisa da FEA-RP

Para que um Grupo de Pesquisa figure nesta página é necessário que seja liderado por docente da FEA-RP, que deverá solicitar através do e-mail apoiopq@fearp.usp.br a inclusão de seu grupo. Desta forma, esta página não apresenta todos os grupos de pesquisa ligados aos docentes da unidade, mas tão somente aqueles cujos responsáveis manifestaram interesse por esta divulgação. Buscas completas e atualizadas estão disponíveis apenas no DGP/CNPq. Cabe ao lider garantir que o seu Grupo esteja permanentemente na situação de "certificado pela instituição" e "atualizado", bem como comunicar o encerramento das atividades do mesmo quando for o caso.

 

 

Grupos de Pesquisa da FEA-RP     

EBC FINAL 1   LOGO INCONT 3
   Lespes Final 2
   
   
 gmind  grefic
 integra  grt finance
grupo paes  logo.franstrat
grupo ame4s brazil
grupo mp4s metrics grupo pesquisa golden brazil

 

 

O Escritório oferece suporte administrativo às atividades de Pesquisa da FEARP, sejam elas relacionadas aos programas da Pró-Reitoria de Pesquisa - PRP/USP ou de agências externas de fomento. Entre as atividades ligadas à PRP, o escritório gerencia os programas da USP de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Pré-iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Pesquisador Colaborador e Pós-doutorado, bem como editais e programas de bolsas a eles vinculados, como PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI/CNPq e PNPD/CAPES. Também orienta quanto ao cadastro de grupos de pesquisa no DGP/CNPq, auxilia na elaboração de propostas para criação e presta suporte técnico-administrativo aos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) e secretaria a Comissão de Pesquisa da Unidade. No que se refere ao relacionamento com agências externas de fomento, a seção faz a captação e a divulgação de novas oportunidades de bolsas e auxílios, orienta os pesquisadores sobre modalidades de auxílios, sobretudo a respeito da submissão das propostas, e oferece suporte na execução de despesas de projetos e na prestação de contas. Além disso, o Escritório é responsável pelo encaminhamento de documentos institucionais, sejam eles referentes a submissão, contratação ou desenvolvimento da pesquisa, que exijam assinatura da Diretoria, e pelo levantamento da produção bibliográfica dos docentes, além de prover suporte na organização de eventos de pesquisa sediados na unidade. 

 

A seção também realiza atividades relacionadas às várias modalidades de convênios que a FEARP venha a celebrar com outros agentes, sejam eles organismos públicos, entidades privadas sem fins lucrativos ou representantes do setor privado. Não são de competência da seção apenas os convênios cujo objeto é exclusivamente o estágio de estudantes, os convênios acadêmicos internacionais para fins de intercâmbio e os convênios licitatórios. Desta forma, o escritório é responsável pela orientação, conferência e tramitação dos processos de convênios cuja finalidade seja o oferecimento de cursos de especialização, desenvolvimento de pesquisas, realização de Mestrado ou Doutorado Interinstitucional (Minter e DInter), dentre outros. Auxilia, ainda, no esclarecimento de dúvidas e interage com diversos setores, dentro e fora da FEARP, como departamentos, comissões, pró-reitorias, Assessoria de Convênios da Reitoria e outros órgãos que participem do processo de formalização dos convênios.

 

O Escritório mantém uma página no site da FEARP com informações e dados sobre suas atividades e está aberto a novas demandas para apoiar o desenvolvimento da área em que atua.

 

Localização

Sala 40 – Bloco A

 

Horário de atendimento

das 8h às 17h

 

Funcionários

Geraldo Vitali Neto

Marjory Cristina Rovarotto Cardoso de Sales

Paulo Marcelo Cristovao Martins (Chefe de Seção)

 

Contatos

Telefone: (16) 3315-4961/0675/9083

E-mail:  apoiopq@fearp.usp.br e convenios@fearp.usp.br

 

 
                      

O Escritório de Apoio à Pesquisa da FEA-RP realiza a divulgação do Boletim de Pesquisa, que procura reunir em uma única publicação as divulgações semanais feitas pelo Escritório. O intuito é que a comunidade FEA-RP fique atualizada quanto a oportunidades de auxílio, bolsas, eventos, entre outros.

Editais estão separados por público alvo: docentes, pós-doutorado, pós-graduação e graduação. Em virtude disso, um edital pode ter divulgação duplicada por ser de interesse de mais de um público alvo.

Abrimos também a possibilidade para que interessados enviem sugestões de editais para divulgação, vagas de iniciação científica (com bolsa ou sem bolsa), eventos de pesquisa e outros assuntos que a comunidade FEA-RP julgar interessante na área de pesquisa. Basta enviar um email para o Escritório (apoiopq@fearp.usp.br) ou clicar no link ao final do Boletim, que aparece em toda publicação.

Terão acesso as pessoas que se inscreveram no Boletim. Caso tenha interesse em receber a divulgação, clique aqui.

A FEA-RP possui em sua infra-estrutura salas e equipamentos que estão à disposição do pesquisador para o desenvolvimento de sua pesquisa.

Abaixo é apresentada a descrição desse parque de equipamentos. Caso o pesquisador precise de descrição mais detalhada, entrar em contato com o Escritório de Apoio à Pesquisa da FEA-RP.

 

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa, quanto à integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Todo projeto de pesquisa envolvendo seres humanos deve atender à Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo o Comitê de Ética o órgão responsável por avaliar os protocolos de pesquisa.

Atualmente a FEARP está vinculada ao Comitê de Ética em Pesquisa sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, no qual possui um membro. O interessado em submeter um projeto à apreciação do Comitê pode obter orientações na página do colegiado, ou com Daniela Gabeloni Felix da Silva, Técnica para Assuntos Administrativos, pelo telefone (16) 3315-4811 ou pelo correio eletrônico coetp@listas.ffclrp.usp.br .

A submissão do projeto ao CEP começa com o seu cadastro na Plataforma Brasil, que deve ser realizado com pelo menos 30 dias de antecedência da reunião do Comitê de Ética (ver calendário de reuniões aqui). Para tanto, a Plataforma Brasil gerará uma folha de rosto que deverá ser enviada ao Escritório de Apoio à Pesquisa da FEARP pelo endereço apoiopq@fearp.usp.br, juntamente com o resumo do projeto (poderá entregar essa documentação pessoalmente também, caso prefira). Então, o escritório providenciará a assinatura do diretor da FEARP na folha de rosto e a devolverá ao interessado, para que possa dar continuidade aos trâmites na Plataforma Brasil.

O preenchimento da folha de rosto deve seguir estas orientações:

a) Caso se trate de projeto desenvolvido por aluno de graduação, o pesquisador responsável deve ser o docente orientador do aluno. Assim, todos os campos referentes ao pesquisador responsável deverão conter os dados do docente orientador. Se o projeto for desenvolvido por aluno de pós-graduação ou de pós-doutorado o pesquisador responsável será ele mesmo, e não o docente orientador ou supervisor.

b) Nos campos referentes à instituição proponente deverão constar:

- no campo 12. Nome: Universidade de São Paulo

- no campo 13. CNPJ: 63.025.530/0094-03

 

Normas

 

Orientações Gerais