Pós-Doutorado

Programa de Pós-Doutorado
 

O Pós-Doutorado da FEA-RP/USP é um programa de aprimoramento em pesquisa avançada sob supervisão de docente ativo ou professor sênior da unidade, realizado presencialmente junto aos seus Departamentos de Ensino, por portadores de título de doutor obtido há no máximo 7 anos. O objetivo do programa é melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da universidade e os projetos, com duração mínima de seis meses e máxima de dois anos (com possibilidade de renovações até o limite de duração total de 5 anos), podem ser desenvolvidos nas seguintes modalidades:


• I - Financiada por bolsa de pós-doutorado de agência de fomento ou bolsa equivalente;
• II - Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;
• III - Sem bolsa.

 

O pedido de ingresso no programa de Pós-Doutorado deverá ser encaminhado pelo docente responsável (supervisor) à Comissão de Pesquisa para análise, em fluxo contínuo, conforme descrito nos Artigos 5º e 6º da Portaria FEA-RP – 52. O mesmo docente deverá se responsabilizar pelos meios necessários à realização das atividades de pesquisa ou solicitar o apoio do Departamento, se necessário.

O programa é regulamentado pela Resolução CoPq 7406, publicada em 04/10/2017 e pela Portaria FEA-RP – 52, publicada em 12/12/2017 (links disponíveis abaixo), documentos de leitura obrigatória para aqueles que têm interesse na atividade. Como previsto na Portaria FEA-RP – 52, faculta-se aos departamentos estabelecer critérios próprios, aplicáveis exclusivamente aos programas supervisionados por seus docentes.

Adicionalmente, os Departamentos de Administração (RAD) e de Contabilidade (RCC) possuem critérios específicos aplicados exclusivamente aos projetos sob supervisão de seus docentes. Estes critérios podem ser acessados logo abaixo, no título Acompanhamento.

Para admissão no Programa, o candidato deverá apresentar Plano de Trabalho, aprovado pelo Supervisor, que detalhe todas as atividades a serem desenvolvidas, com justificativas e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades como seminários, palestras ou orientação de estudantes de graduação, que contribuam com as atividades de ensino e/ou programas de cultura e extensão da FEA-RP, e incluirá necessariamente o Projeto de Pesquisa que articulará e organizará a proposta de pesquisa e conterá a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução.

A partir de 11 de junho de 2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa implantou a nova versão do Sistema Atena, no qual o Programa de Pós-Doutorado tramita, que está alinhada às determinações da Resolução CoPq nº 7406. Dentre as principais alterações, destacam-se:

  • a frequência do pós-doutorando deverá ser cadastrada por ele ou pelo supervisor, e deverá atingir a carga mínima de 960 horas. A carga horária e as atividades do pós-doutorando constarão no atestado de conclusão;
  • o relatório final deverá ser entregue até no máximo 60 dias após a data final de vigência do pós-doutorado e, caso não seja entregue dentro do prazo, o pós-doutorado será encerrado e o atestado não será emitido;
  • o cartão USP será cancelado quando do encerramento do projeto.

 

Normas

Portaria FEA-RP n.º 52/2017 - Regulamenta o Programa de Pós-Doutorado na FEA-RP-USPPortaria FEA-RP n.º 52/2017 - Regulamenta o Programa de Pós-Doutorado na FEA-RP-USP

Resolução CoPq n.º 7406 - Dispõe sobre o programa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo

 

Inscrição

Documentação Básica

Documentação Complementar

  • Para a modalidade I, "Financiada por bolsa de pós-doutorado de agência de fomento ou bolsa equivalente", deverá ser entregue ainda uma cópia do Termo de Outorga e Aceitação da Bolsa
  • Para a modalidade II, "Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa", deverão ser entregues ainda uma via do comprovante de afastamento remunerado da instituição empregadora e uma via do Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (modelo)
  • Para a modalidade III, "Sem bolsa", deverá ser entregue o Termo de Compromisso de Pós-Doutorado (modelo)

 

Acompanhamento

A participação no programa exige que seja cumprida a carga horária mínima de 960 horas, com a frequência devidamente cadastrada no Sistema Atena, e a apresentação de seminários presenciais na unidade, semestralmente, com duração mínima de uma hora, para divulgação do andamento da pesquisa. Além disto, a Portaria FEA-RP-52/2017 prevê que os departamentos poderão estabelecer critérios próprios para acompanhamento dos programas de pós-doutorado em desenvolvimento, a fim de que sejam cumpridas etapas previstas no cronograma do Plano de Trabalho. Atualmente, há critérios próprios para projetos supervisionados por docentes do RAD e do RCC. Pedidos de prorrogação da vigência do programa de pesquisa podem ser solicitadas conforme o Artigo 16 da  Resolução CoPq-7.406, de 3-10-2017, e os Artigos 14, 15 e 16 da Portaria FEA-RP-052, de 7-12-2017.

 

Critérios dos Departamentos de Ensino

Norma complementar - Departamento de Administração

Norma complementar - Departamento de Contabilidade

 

Relatórios

 

Prorrogação

 

 

Bolsa PNPD/CAPES

A bolsa PNPD/CAPES será oferecida somente mediante abertura de Edital pelos Programas de Pós-Graduação da FEA-RP. Clique aqui para verificar se existem editais abertos.

 

Inscrição

Contratação

Relatório

 

Capacitação Didática em Atividades dos Cursos de Pós-Graduação para Pós-Doutorandos

Lido 5912 vezes Última modificação em Quinta, 03 Janeiro 2019 11:38