O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira delas, cada unidade, ou grupo de unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os mais bem avaliados para a segunda fase, denominada Etapa Internacional. Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária, em São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. A primeira fase do 25º SIICUSP, na FEA-RP, ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro, no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres. A programação completa do evento pode ser acessada aqui. Mais informações relevantes para os apresentadores dos trabalhos podem ser obtidas aqui.

O Programa de Incentivo a Supervisores de Pós-Doutorandos irá conceder, durante o ano de 2017, 27 auxílios pesquisa no valor de R$ 10.000,00 para docentes USP que demonstrarem supervisionar dois pós-doutorandos bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com vigência iniciada em 2017.

O supervisor deve ser docente da USP ativo ou aposentado devidamente credenciado no Programa Professor Sênior.

O docente interessado deverá acessar o Sistema Atena e inserir a solicitação no caminho Pesquisa Atende>Formulários>Nova Solicitação. No campo “Assunto”, deverá selecionar “Incentivo a Supervisores de Pós-Doutorandos”. É necessário informar o nome completo dos dois pós-doutorandos sob sua supervisão que obtiveram a bolsa de pós-doutorado da FAPESP em 2017 e inserir os respectivos termos de outorga nos campos “Arquivo 1” e “Arquivo 2”.

Após o envio da solicitação, a Comissão de Pesquisa da unidade deverá analisar se o pedido atende ao disposto na Resolução CoPq Nº 7392 e na Portaria PRP Nº 594 e, caso esteja aderente, aprová-lo. A próxima instância de análise é a Pró-Reitoria de Pesquisa, que remanejará o recurso à unidade, em nome do docente, caso todas as orientações tenham sido atendidas e se ainda houver recurso disponível.

Mais informações podem ser obtidas na Portaria PRP-594 e na Resolução CoPq-7392.

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

As informações sobre o programa poderão ser obtidas pelo e-mail paep@capes.gov.br

Inscrições: acessar o link http://paep.capes.gov.br
Período para inscrições: 11/08/2017 a 11/09/2017
O edital atenderá os eventos do primeiro semestre de 2018, que tenham data de início no período entre 1º de fevereiro e 31 de julho. As inscrições vão até o dia 11 de setembro.

Mais informações aqui.

A CPq da FEA-RP convida a todos para a apresentação do Prof. Hamilton Varela, Assessor de Gabinete da PRP/USP, sobre o tema “Boas Práticas em Pesquisa”.
O objetivo é apresentar as discussões e possibilidades para criação de orientações sobre boas práticas em pesquisa no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa, e o evento acontecerá no dia 22/9, às 10h00, na sala da Congregação da FEA-RP (Bloco A). 
Maiores informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico apoiopq@fearp.usp.br ou pelo ramal 15 4961.

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP - PIC/USP é definido pela Resolução CoPq-7.236, de 22-7-2016, que o normatiza. Com a sua publicação, toda atividade de pesquisa em nível de iniciação científica deve atender às suas instruções para que seja reconhecida e certificada pela USP. Conforme deliberação da CPq da FEA-RP em sua 82ª reunião ordinária, realizada em 16/03/2017, as inscrições para o PIC passam a ser recebidas em fluxo contínuo, ou seja, podem ser feitas a qualquer momento, sem necessidade de observar-se datas de calendários específicos.