Quarta, 18 Dezembro 2013 17:24

2013: ano de conquistas para a FEA-RP

O ano de 2013 chega ao fim e no balanço geral de acontecimentos, a FEA-RP tem muito a comemorar. Foram várias conquistas que nos fazem crer que 2014 será ainda mais produtivo.

A internacionalização da Faculdade foi fundamentada. Recebemos delegações de outros países, como da University of Birmingham e estamos desenvolvendo as políticas de internacionalização. Além disso, a FEA-RP nunca enviou e recebeu tantos alunos em intercâmbio. Agora estamos na expectativa para o duplo diploma de graduação (que está a caminho), summer school e a consolidação de convênios internacionais.

A extinta Seção Técnica de Convênios e Projetos foi reestruturada, dividindo-se em Seção Técnica de Apoio Institucional (International Office) e Seção de Convênios e Estágios, proporcionando uma infraestrutura mais adequada para o desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhos. Outra nova área foi aprovada no organograma da USP: a Assistência Técnica de Planejamento e Avaliação (ATPA), que desenvolveu e tocou diversos projetos em 2013, como a pesquisa com egressos.

Desenvolvemos diversos sistemas, como o de colegiados, indicadores e de apoio à gestão docente, que ajudarão a melhorar a gestão da Unidade.

Um dos focos em 2013 foi a infraestrutura da Faculdade. O Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres foi reformado, os professores passarão a contar com mais espaço devido à construção do Bloco C2, a rede sem fio da Unidade está sendo melhorada, entre outros avanços.

A pesquisa ganhou destaque com a consolidação do Escritório de Apoio à Pesquisa, que oferece suporte administrativo para os pesquisadores, e a inauguração do Centro de Informações (CInfo).
Nosso curso de doutorado em Controladoria e Contabilidade foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a primeira turma já teve início no segundo semestre.

Desenvolvemos o Manual de Auxílios e Bolsas – USP e Agências de Fomento e disponibilizamos o Manual da Área Financeira – Versão 2.0.

Nossas entidades estudantis nos representaram Brasil afora. A Atlética conquistou o bicampeonato do Intrabixos e Intracampus. Além disso, foi decacampeã do Economíadas Caipira e campeã da Copa COC e ficou com o segundo lugar no CaipirUSP.

Com a participação do Clube de Mercado Financeiro, a FEA-RP desenvolveu o Projeto Pé de Meia, que visa à difusão do conhecimento sobre finanças pessoais e à aplicação do planejamento nos gastos das famílias. O Projeto, iniciado em escolas públicas de Ribeirão Preto, ganhou o Brasil e passa a ser aplicado também em instituições públicas e privadas de vários pontos do país.

Mas 2013 não foi um ano apenas de alegrias. Infelizmente perdemos pessoas importantes. No primeiro semestre, lamentamos a perda do aluno Leandro Zorzetto Guarnieri, que morreu em um acidente de trânsito. Meses depois, o professor Maurício Jorge Pinto de Souza faleceu devido a mal súbito após completar a corrida da 3ª Meia Maratona de Ribeirão Preto.

Apesar das perdas, continuamos a seguir em frente. Levaremos a lembrança de cada um deles nas nossas memórias e usaremos seus exemplos para construir uma escola ainda mais forte.

Em 2014, iniciaremos mais uma fase de progresso e queremos contar com o apoio de todos os alunos, funcionários e professores. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Lido 4222 vezes Última modificação em Quarta, 18 Dezembro 2013 18:19