Segunda, 20 Agosto 2018 09:25

Alunos da FEA-RP são premiados por Conselho de Economia

39132695 2057014140997951 1123371884797231104 oMatheus Alves Albino, ex-aluno de Economia Empresarial e Controladoria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, foi premiado no Concurso de Monografia Excelência em Economia. Eduardo Teixeira de Carvalho Silva, aluno de Economia da mesma unidade, foi um dos escolhidos como Melhores Alunos de 2017. Os prêmios foram concedidos pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP).

Albino foi premiado pelo trabalho de conclusão de curso intitulado “Escravos e livres pobres da Santa Casa de Misericórdia de Campinas (1876-1882)”, escrito sob orientação do professor Renato Leite Marcondes, em continuidade ao projeto de iniciação científica feito sob orientação da professora Maria Lúcia Lamounier, que se aposentou no ano de 2017. O projeto levantou os dados de escravos e negros livres em Campinas e, a partir de uma abordagem econômica, observou e comparou as diferenças de mortalidade entre escravos e livres.

Segundo o aluno, “Apesar de haver incentivos em um melhor tratamento de escravos desde o fim do tráfico, as condições de vida associadas ao cativeiro e à pobreza contribuíram para uma mortalidade escrava elevada. Além disso, brasileiros livres pobres só procuravam assistência médica quando muito pouco poderia ser feito. ”

Eduardo Teixeira atualmente é aluno de mestrado no programa de Pós-Graduação em Economia – Área: Economia Aplicada da FEA-RP; Matheus Albino também cursa mestrado, mas no Programa de Pós-graduação em Demografia da Universidade de Campinas (Unicamp).

Mais informações aqui.

Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP.

Foto: Matheus Alves Albino.

Lido 3066 vezes Última modificação em Segunda, 20 Agosto 2018 11:31