Quarta, 26 Junho 2013 15:38

Cresce a procura por bolsas de iniciação científica

A procura por bolsas de iniciação científica na FEA-RP aumentou em 150% nos últimos quatro anos. De acordo com dados fornecidos pelo Escritório de Apoio à Pesquisa da Unidade, em 2013 foram feitas 110 solicitações, ante 44 em 2009.

Além das solicitações, o número de concessões de bolsas também cresceu. Passou de 28 em 2009 para 52 em 2012 (os dados de 2013 devem ser divulgados em 22 de julho). Ainda segundo os dados fornecidos, os alunos estão se inserindo nas diversas pesquisas realizadas pelos docentes, sobretudo dos recém-contratados.

Um dos principais benefícios de realizar um projeto de iniciação científica é se inserir no universo da pesquisa. Além disso, os alunos são priorizados nos editais de bolsa de intercâmbio e, para alguns cursos da FEA-RP, há a possibilidade do estudante substituir seu trabalho de conclusão de curso pela iniciação científica.

Gráfico: Rodrigo Luis Quintam

Gráfico mostra o aumento no número de solicitações e concessões

- Programa de Iniciação Científica (PIC)
As bolsas são oferecidas dentro do Programa de Iniciação Científica (PIC), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, cujo objetivo é despertar a vocação científica em estudantes de graduação por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa sob a orientação de um pesquisador qualificado.

Também são apoiados projetos de iniciação tecnológica, visando estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Os alunos selecionados nas duas modalidades do programa são contemplados com bolsas de estudos.

Podem participar do programa de bolsas alunos regularmente matriculados em um curso de graduação (ou curso técnico no caso de projetos de iniciação tecnológica), sem vínculo empregatício, e que se dediquem integralmente às atividades universitárias e de pesquisa (exceção aberta a alunos que estiverem cumprindo estágio curricular obrigatório, desde que com o aval do orientador e aprovado pela CPq). Na impossibilidade de dedicação integral, o aluno poderá desenvolver o projeto sem bolsa, seguindo as regras do Programa e recebendo um certificado ao final.

Os orientadores podem submeter propostas anualmente, dentro do período de inscrição definido em Edital, devendo ter no mínimo título de doutor para participar da seleção.

- Como é feita a seleção?
Os projetos inscritos são avaliados por pareceristas ad hoc indicados pela Comissão de Pesquisa (CPq). Atualmente, a CPq utiliza o processo Blind Review de avaliação, no qual os projetos são encaminhados para análise sem a identificação do orientador/aluno, que também não terão acesso à identificação do parecerista. Considerando o parecer emitido, a CPq realiza uma classificação dos projetos, que é encaminhada à PRP, para atribuição das bolsas.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem entrar em contato com o Escritório de Apoio à Pesquisa da FEA-RP/USP pelo fone (16) 3602-4961 ou pelo e-mail apoiopq@fearp.usp.br. O Escritório fica aberto para atendimento das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Clique aqui e veja mais dados do PIC na FEA-RP.

Lido 3861 vezes Última modificação em Quarta, 26 Junho 2013 16:30