Terça, 19 Dezembro 2023 17:17

Trabalho de graduando explora a presença do recorte LGBTQIAPN+ na estrutura e formação de alunos de gestão

Não é novidade que discussões sobre a diversidade têm sido cada vez mais  1693177840714.jpgpresentes nos ambientes corporativos. Motivado por esse contexto, o graduando Matheus Diverno construiu um estudo de caso com o objetivo de investigar, em termos institucionais e educacionais, a abordagem do recorte de diversidade LGBTQIAPN+ na estrutura e formação de alunos de gestão.

O trabalho, que teve como foco a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e contou com a orientação da Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana, foi concluído no fim deste ano. Sua condução se deu de modo incorporado, avaliando de modo holístico os docentes, discentes e a própria instituição. Nesse sentido, foram utilizadas três distintas fontes de evidência: análise de registros em arquivo, análise documental e entrevistas direcionadas.

A pesquisa constatou que a Universidade tem passado a criar órgãos, estruturas, programas e documentos institucionais voltados à promoção da diversidade e inclusão no ambiente universitário. Como exemplo disso, pode ser citada a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento e das Comissões de Inclusão e Pertencimento, órgãos recentes que têm passado a elaborar suas primeiras iniciativas.

Particularmente na FEA-RP, o estudo também identificou que o corpo docente apresenta relativo afastamento quanto à temática LGBTQIAPN+, causado tanto pelo recorte geracional quanto pelo baixo envolvimento pessoal e pedagógico com o tema. Com isso, docentes de distintos cursos universitários tendem a apresentar diferentes graus de disposição para abordar a temática LGBTQIAPN+ em suas aulas, especialmente em virtude de seus próprios valores pessoais e de sua orientação à temática. Professores que desejam abordar a temática o fazem especialmente em respeito à sua importância ética e mercadológica na formação de alunos. Contudo, alguns dificultadores ainda existem, o que pode servir de apoio para que a sua abordagem não seja tão frequente quanto os alunos esperam em sua formação.

Os alunos entrevistados pontuaram que a temática LGBTQIAPN+ ainda é pouco explorada nas disciplinas de seus cursos. Aqueles que têm contato com o tema normalmente o fazem por outros meios (como repúblicas estudantis, festas universitárias e entidades estudantis, por exemplo) - e isso remonta à possibilidade de alunos alheios a esses espaços continuarem distantes da temática durante toda a graduação. Há, nesse sentido, uma grande oportunidade a ser explorada. Uma vez que temas relacionados à diversidade têm se aproximado do ambiente organizacional e ainda podem trazer ganhos consideráveis quando bem gerenciados, se faz essencial avaliar o panorama em questão. Pelos relatos dos próprios alunos, também foi possível mapear o contexto que os formandos da instituição têm encontrado em empresas quanto à temática LGBTQIAPN+.

Diante do exposto, os alunos também compartilharam a sensação generalizada de falta de preparo para lidar com o recorte LGBTQIAPN+ dentro de ambientes profissionais, especialmente ao considerar que estão prestes a se formar. Uma vez que muitos deles já atuam no mercado de trabalho, foram pontuadas inclusive situações relacionadas à diversidade em que não souberam como agir profissionalmente. Isso reforça uma grande oportunidade de melhoria na estrutura e na formação oferecidas aos alunos.

Pensando nisso, o estudo também ofereceu uma série de iniciativas a serem exploradas para o aprimoramento da abordagem da temática LGBTQIAPN+ na instituição. Há um longo caminho a percorrer, mas ele demonstra ser mais que possível. Com respeito e apoio de todo o corpo universitário, certamente conseguiremos potencializar ainda mais a excelência já conhecida de nossa instituição!

Por: Matheus Henrique Diverno, Graduando em Administração pela FEA-RP USP.

Lido 450 vezes Última modificação em Terça, 19 Dezembro 2023 17:22